07/06/2020 às 15h30min - Atualizada em 07/06/2020 às 15h30min

4 remédios caseiros para acabar com a caspa

Tua Saúde/Blog
Foto: Crédito: IStock | cristi_m
 

A caspa é uma situação desconfortável que geralmente é causada pelo crescimento excessivo de oleosidade ou fungos no couro cabeludo, provocando o aparecimento de pequenas placas brancas de pele seca por todo o cabelo, sensação de coceira e queimação. No entanto, existem alguns remédios caseiros que podem ser feitos em casa com vinagre ou limão, por exemplo, que ajudam a controlar a oleosidade e o excesso de fungos, combatendo a caspa.

Além disso para controlar a caspa, é também importante evitar lavar o cabelo com água muito quente, fazer uma alimentação com pouca gordura e não utilizar bonés ou gorros, pois são hábitos que podem piorar o aparecimento da caspa. 

A seguir indicamos alguns remédios caseiros que podem ser usados contra a caspa:

1. Vinagre de maçã

4 remédios caseiros para acabar com a caspa

4 remédios caseiros para acabar com a caspa

Embora não existam estudos científicos feitos com o vinagre de maçã para eliminar a caspa, a verdade é que o vinagre tem excelente propriedades que ajudam a eliminar o excesso de fungos e bactérias, que podem estar na origem do problema.

Além disso, a acidez do vinagre também ajuda a remover as células de pele mortas e o excesso de oleosidade do couro cabeludo.

Como usar: misturar ½ copo de de vinagre de maçã com ½ copo de água. Mergulhar um pedaço de algodão na mistura e passar por todo o couro cabeludo. Depois, massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos por 2 a 3 minutos e deixar repousar por mais 20 minutos. No fim, lavar o cabelo com água fria, enxaguando bem. Este processo pode ser feito 1 vez por dia, até eliminar a caspa.

 

2. Gel de babosa

4 remédios caseiros para acabar com a caspa

4 remédios caseiros para acabar com a caspa

O gel que pode ser retirado da folha da babosa contém excelentes propriedades medicinais para a pele, sendo capaz de aliviar a irritação e hidratar. Dessa forma, passar este gel no couro cabeludo é uma ótima forma natural para diminuir a descamação e reduzir a sensaçã ode coceira e queimação.

Além disso, a babosa também possui boas propriedades antifúngicas que permitem equilibrar a flora do couro cabeludo.

Como usar: retirar o gel do interior da folha da babosa e aplicar sobre o couro cabeludo, massageando ligeiramente com a ponta dos dedos. Depois, deixar atuar por 30 minutos e, no final, retirar o gel de babosa com um shampoo neutro e água fria. Este processo pode ser repetido 2 a 3 vezes por semana.

3. Óleo de tea tree

4 remédios caseiros para acabar com a caspa

4 remédios caseiros para acabar com a caspa

O óleo essencial de tea tree ou melaleuca, como é conhecido popularmente, é um excelente antisséptico natural que ajuda a eliminar fungos e bactérias, sendo, por isso, usado para tratar vários tipos de infecções na pele.

Devido a essas propriedades, este óleo também pode ser adicionado ao shampoo para ajudar a aliviar a caspa, especialmente quando está sendo causada por um desiquilíbrio na quantidade de fungos.

Como usar: colocar um pouco de shampoo na mão e depois misturar com 1 ou 2 gotas do óleo essencial de tea tree. Depois, esfregar a mistura no cabelo e massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Por fim, retirar o shampoo completamente com água fria.

4. Suco de limão

4 remédios caseiros para acabar com a caspa

4 remédios caseiros para acabar com a caspa

A vitamina C e as propriedades anti-fúngicas do limão combatem a caspa e evitam o crescimento exagerado de fungos. Além disso, devido à sua acidez, diminui a coceira, equilibra o pH do cabeludo e reduz a oleosidade do cabelo, promovendo também sua hidratação.

Como usar: cortar um limão em 2 metades e espremer o suco. Depois, mergulhe algumas bolas de algodão no suco e aplicar o suco na raiz do cabelo, usando o algodão. Deixar repousar por 10 minutos e depois lavar o cabelo com água fria. Depois de utilizar o limão é importante sair para a rua com o couro cabeludo destapado, já que o limão pode causar uma queimadura na pele.

Notícias Relacionadas »
Comentários »