14/06/2020 às 07h00min - Atualizada em 14/06/2020 às 07h00min

Poucas e Boas

Ranolfo Gato. Foto: Arquivo Pessoal.
ALERTA
Na última sexta-feira, foi comemorado o Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, segundo o Departamento de Cirurgia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, a situação é de preocupação em função da pandemia do novo coronavirus, devido já existir um déficit acumulado de cirurgias cardíacas pediátricas não realizadas no país de 50% antes da pandemia. “Antes, o número de cirurgias era realizado mensalmente em 50% dos casos. Esse número foi reduzido para 80%, em todo o país com a crise da Covid-19". A queda ocorreu tanto no âmbito do SUS, como na rede privada. 

SUSPENSÃO 
A Receita Federal suspendeu as prestações dos parcelamentos com vencimentos em maio, junho e julho de 2020. Os parcelamentos são referentes aos programas de parcelamento administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O anúncio foi feito pelo Ministério da Economia. As referidas parcelas tiveram os vencimentos prorrogados para agosto, outubro e dezembro de 2020, respectivamente, em decorrência da pandemia da covid-19.

OPORTUNIDADE 
As parcelas prorrogadas que permanecerem em aberto até a nova data de vencimento serão debitadas junto com as parcelas a vencer nos meses de agosto, outubro e dezembro, na conta corrente cadastrada. O ministério informou que os juros correspondentes à taxa Selic, serão aplicados nas parcelas prorrogadas. Se o contribuinte quiser pagar as parcelas, sem esperar pela prorrogação dos vencimentos, poderá emitir o Documento de Arrecadação pela internet ou pelo Portal e-CAC. A parcela deve ser emitida dentro do mês em que será efetivamente paga. 

EMERGÊNCIA 
Nas últimas 24 horas, o Chile registrou 6.754 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus, o maior número até hoje, e 222 mortes. No total, são 2.870 mortos e 135 mil recuperados. O país é o 13º em número de casos no mundo, com 162 mil contaminados, segundo ranking do Centro de Ciência da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. O ministério da Saúde do Chile, afirmou que o mês de junho será, o mais difícil para o país. "Já foram 100 dias de muitas perdas, sacrifício, trabalho e dor. De fato, essa pandemia, vai marcar a história do século 21 com muitas perdas para o povo chileno. e ainda nem temos noção de como será o mundo pós-covid”. 

PÂNICO 
O Chile registrou o primeiro caso de contaminação no dia 3 de março. O subsecretário de Redes de Assistência, informou que as 222 mortes registradas nas últimas 24 horas correspondem a falecimentos dos últimos 4 dias, pois são contabilizadas pela data da certidão de óbito no Registro Civil. Entre os 6.754 novos casos confirmados, 6.217 pacientes tinham sintomas e 537 eram assintomáticos. Atualmente há 1.647 pacientes hospitalizados em unidades de terapia intensiva, sendo que 1.391 estão com ventilação mecânica e 372 em estado grave. Nas últimas 24 horas, foram feitos 18.733 testes PCR. No total, o Chile realizou 799.776 testes.

IMPOSTO DE RENDA 
A Receita Federal recebeu até hoje no estado Amapá 56.039 declarações de Imposto de Renda, o que corresponde a 67,5% de um total de 83 mil previstas. Na 2ª Região Fiscal (AC, AP, AM, PA, RO e RR) foram entregues 927.047 declarações, 67% do esperado que são 1.383.000. O Supervisor Nacional, Joaquim Adir alerta para que o contribuinte não deixe a entrega da declaração para os últimos dias. “É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora. Adir destaca que o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápido será o processamento e a restituição.

NOVIDADES
Com a pandemia do novo coronavírus, muitos pais têm dúvidas sobre como proceder com as sessões das crianças com psicólogos. A sessão online, inclusive para crianças, não é uma novidade na psicologia. Segundo o Conselho Federal de Psicologia, elas são realizadas desde 2018, por profissionais cadastrados na plataforma e-Psi. “No caso de crianças maiores, elas já nasceram em uma geração muito tecnológica, que fazem uso dessas tecnologias e ferramentas avançadas, fazendo uso de recursos ludoterápicos. Hoje, temos muitos recursos disponíveis que o profissional pode lançar mão nesse momento”. 

CASOS
Quando o atendimento envolve crianças menores de 5 anos de idade, o Conselho Federal de Psicologia reconhece que o profissional precisa fazer uma adaptação maior em suas ferramentas para que, excepcionalmente nesse período, seja feito na presença dos pais. “Um fator importante a considerar é a questão do tempo. Crianças pequenas têm mais dificuldade de passar longos períodos fazendo uma atividade. Aí, o psicólogo precisa considerar essas questões e fazer o processo de adaptação. Para esse público, o ideal é o atendimento na presença da família, devido os aspectos éticos de sigilo profissional”.



 
Ranolfo Gato 
Jornalista, radialista, comentarista esportivo, apresentador, ex-vereador, bacharel em turismo
Relacionadas »
Comentários »