19/06/2021 às 16h12min - Atualizada em 19/06/2021 às 16h12min

SAÚDE E PRÁTICAS INTEGRATIVAS/HOLÍSTICAS

Dra Denise Morelli Foto:Arquivo/pessoal
Saúde integral é tudo que nos afeta e nos forma, os campos físicos, mentais, emocionais e energéticos. A ideia principal é que seus pensamentos junto com as informações que recebemos, criam uma disposição psicoemocional que determina a forma como você percebe, escolhe, age ou reage e às questões da realidade. Aumentando a consciência, abrem-se as possibilidades de mais escolhas, inclusive de escolher mantê-las ou para mudá-las.

Comportamentos reativos podem bloquear e limitar possibilidades, mudando a perspectiva, a intenção, a consciência e a frequência, modificam-se as probabilidades das situações e das realidades, de acordo com o que se observa ou se coloca a energia, a atenção, o foco e a constância (ou prática).

A mudança de paradigmas e das reações automáticas são as primeiras e importantes metas para perceber como operamos e tomar a decisão da mudança.

Por exemplo: Trocar o “isso eu não quero”, para o “o que quero?”. Transformar as decisões tomadas como limite pelo sofrimento como o “basta” e “não aguento mais” pelo “o que gosto”, “o que me transborda”, “o que me anima” e “o que me alimenta”.

Observe que são decisões totalmente diferentes, visões e perspectivas em maior harmonia com a sua própria essência.

A mágica se dá quando fazemos essas escolhas e ações mais conscientes, que na verdade, não são simplesmente mágicas, trata-se de bastante trabalho, constante reforma íntima e, principalmente, alinhamento e reconexão com a melhor versão de si mesmo.

Pensamentos negativos desencadeados por estresse, depressão e ansiedade podem gerar consequências físicas e emocionais, quando mudamos a perspectiva, a visão de mundo, as situações começam a se tornar positivas e o efeito é melhor.

Estamos passando por um momento de transformação no mundo e precisamos estar preparados para encarar estas mudanças treinando nossa mente para que possamos relaxar e ter saúde.

Reiki
O Reiki é uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia de uma pessoa para outra e acredita-se que desta forma é possível alinhar centros de energia do corpo  promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem estar físico e mental.

FLORAIS DE BACH
Os florais de Bach são uma terapêutica desenvolvida pelo Dr. Edward Bach, que se baseia no uso de essências florais medicinais para devolver o equilíbrio entre mente e corpo, permitindo que o corpo fique mais livre para o processo de cura.

A terapia com os florais é completamente natural, não tem contraindicações e utiliza ao todo 38 tipos diferentes de essências que ajudam a expulsar emoções negativas do corpo, como medo, ódio, preocupação e indecisão.

ATOMATERAPIA
A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a:

Aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado;

Promover o bem-estar;

Fortalecer as defesas do corpo.

Apesar de serem usados produtos naturais, é importante que a aromaterapia seja orientada por um naturopata ou outro profissional especializado, para saber qual o melhor óleo essencial a utilizar em cada caso.

Os tratamentos propostos pela terapia integrativa/holística têm como objetivo diminuir ou dissipar as desarmonias existentes nos indivíduos através de diversas técnicas. Procura solucionar problemas físicos, mentais e emocionais dos pacientes.
Relacionadas »
Comentários »