12/07/2020 às 07h03min - Atualizada em 12/07/2020 às 07h03min

Carlos Lobato

Carlos Lobato Foto:Arquivo/Pessoal.
 
 
 
 O novo velho
 
Eleita pela 1ª vez em 1988, ao cargo de vereadora, Janete Capiberibe seguiu estrada legiferante, com oito vitórias consecutivas – três para estadual e quatro federal, tombando em 2018 na busca por uma das duas vagas ao senado. 
Quem imaginava que seria o seu “fim de linha”, deu com os “burros nágua”, pois ela anunciou na última quinta-feira que vai disputar uma cadeira de vereadora no pleito de 2020....
 
 
 O novo velho II
 
O PSB, partido de Janete, entende que se ampliam as chances de ter a vereadora mais votada e, de quebra, puxar outros nomes com a boa votação vinda das urnas.
No contraponto, alguns companheiros pretendentes à vereança, entendem que essa estratégia do partido só é boa para garantir novo mandato a ex-1ª dama do Estado...., a conferir!
 
 
 Vice, não!
 
O pré-candidato a prefeito de Macapá, do Rede Sustentabilidade, Rubem Bemergui, foi incisivo e taxativo quando lhe perguntado se toparia ser o vice em outra candidatura – alusão a João Capiberibe: ”me preparei a vida toda para disputar as eleições como candidato a prefeito, e não cabe em minhas aspirações ser vice em outra chapa”. Entretanto, deixou em aberto que o líder do partido, senador Randolfe Rodrigues sabe como conduzir as tratativas eleitorais.
 
 
 Vice, não II
 
Fontes ligadas ao comando do REDE e ao senador Randolfe afirmam que apesar do assédio que fazem os pré-candidatos Furlam e Capiberibe, o advogado RuBEM – grafia usada em sua estratégia de marketing, continua firme em sua candidatura e ampliando diálogo com as bases.
 
 
 Apreensão
 
Sem falar com o prefeito Clécio desde antes da primavera e totalmente fora da gestão municipal, o senador Randolfe disse que viu com preocupação a operação da polícia federal na secretaria da saúde.
 
 
 Em Brasília
 
Dia seguinte a operação da PF na saúde, o prefeito Clécio Luiz, incontinente, foi à Brasília. Sua agenda foi mantida a sete chaves, dando margem aos corneteiros de plantão. Uns chegaram a postar em redes sociais que ele foi para assinar ficha de afiliação no DEM, com a devida abonação do amigo e presidente do senado, Davi Alcolumbre.
 
 
 Altos & baixos
 
Sem muito o que fazer em tempos de covid19, analistas e palpiteiros políticos botaram o “bloco na rua”, produzindo pérolas no campo da especulação. 
O diabinho do fim de semana aponta que Capiberibe estaria em baixa na caminhada rumo à PMM e que Patrícia Ferraz surge em alta no mesmo quesito. Capi tem feito inúmeras lives com pré-candidatos do PSB à vereança e Patrícia gasta sola de sapato virando “giraia” em busca de apoiadores...,
 
 
 Pedra no caminho?
 
O prefeito Clécio não esconde sua preferência pela candidatura de Josiel Alcolumbre à sua sucessão e bem à vontade com o DEM, pode estar de “mala & cuia” de mudança para o Podemos, mesmo partido de Patrícia Ferraz. A especulação que toma conta do “inconsciente coletivo” dos mundo político é se ele se filiará para ajudar a bolsonarista ou se vai lhe cortar as “asas” em seu pretenso voo....
 
 
 Covid19
 
O Amapá figura entre os cinco Estados que estão em queda no indicativo de mortes por covid19. Com -40% de índice de queda, em terceiro lugar nacional, Waldez Góes tem reafirmado que essa boa colheita é fruto de esforço coletivo e consolidação do “protocolo Amapá”. Acre, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro seguem a fila....
 
 
 PT na luta
 
O partido dos Trabalhadores marcou folhinha para dia 14 de julho lançar a candidatura de Marcos Roberto a prefeitura de Macapá. Roberto acredita que o PT poderá reconquistar assento na câmara municipal, onde o último que lá habitou foi o famoso “1380”, Rocha do Sucatão. Depois, a Rocha se quebrou, o sucatão foi vendido e os anéis foram perdidos..., Começar de novo é o mantra!
 
 
 Caiu fora!
 
A neo-comunista Ana Girlene, bem avaliada para abraçar candidatura à PMM pelo PC do B, tentou fazer seu dever de casa para consolidar tal pretensão, mas ao que parece, perdeu a emoção, deixando tudo pra outro momento, desistindo de sua participação neste pleito...,

 
 Prejó...
 
Com a candidatura de Marcos Roberto e a desistência de Ana Girlene, o titanic político a naufragar chama-se Paulo Lemos. Seu sonho em ter uma frente com PT e PC do B em torno de sua candidatura foi “pro sal”. Agora isolado, precisa se reformatar.
 
 Valendo uma Coca-Cola
 
O irreverente amigo, Birobiro, empresário que tem se reinventado nesses tempos de pandemia, aqui-acolá nos coloca em “saia justa”. A última foi questionar sobre que candidato da chamada direita merecerá o apoio do presidente Bolsonaro “covid19”. Na fila estão Josiel, Cirilo, Patrícia Ferraz, Pastor Guaracy e até o raivoso Haroldo Iran, ainda filiado ao PTC....
 
 
 Noronha da vergonha
 
 
A beleza aprazível de Fernando de Noronha, contrasta com a desprezível decisão do Noronha, ministro presidente do STJ, ao decidir que Fabrício Queiróz deve cumprir prisão domiciliar em razão de um câncer que possui. O mais teratológico – no jargão do direito, de tudo, foi conceder prisão domiciliar a esposa de Queiróz, foragida de justiça desde 18 de junho..., o ridículo ficou por conta do argumento utilizado para tal decisão: “ela precisa cuidar do marido”, disse candidamente.
 
Colegas ministros disseram que esse tipo de decisão enodoa a corte de justiça e, que Noronha faz da jurisdição um trampolim para ganhar uma das vagas no STF que se abrirão na gestão de Bolsonaro..., ele que teria sempre falado mal do Amapá, manchando sua toga!
 
 
 Sanduíche
 
 
O irreverente Gilvam Borges e suas pérolas: “Pirarucu quando buia, quer arpão”, ao pedir apoio pra sua candidatura rumo à PMM. /// O MDB terá os vereadores Giam do Nae e Yuri Pelaes e o neo-debutante Gonçalo Borges – filho de Gilvam, em busca de de mandato na câmara. Gilvam tem dito que o partido fará entre um e dois, ficando de fora um dos vereadores da sigla./// Sobre seu vice, Gilvam Borges disse esperar os sinais e a força que vem do Pacuí. /// Empresário Birobiro tem rodado mais que taxi para não deixar sua empresa quebrar e perder para a pandemia. Já visitou todos os municípios do estado e agora esta treinando pra visitar as aldeias indígenas. Vai começar por Kumarumã, no extremo norte do Amapá. /// Clécio poderá anunciar filiação ao Podemos, após baixar a nuvem de aflição do covid19. Patrícia Ferraz sai do sono tranquilo para a insônia. /// O coronelismo político em alta no Amapá. O que tem de pai, filho e espírito de políticos com mandato em nominata para 2020 é de assustar até pai de santo experimentado. /// Meu amigo RupSilva saiu do discurso crítico para o tom conciliador, sonhando com aliança entre randolfe e capi. Se der arrado, subirá o tom, outravez?. /// David Covre, secretário de infraestrutura de Clécio, tem suado sangue para não deixar as obras paradas. Movimento de equipes tem sido frequente nos bairros de Macapá. Parabens!. /// Advogado Vicente Cruz e seu IDAM, tem pontuado como referência no campo do direito. Estudioso e competente, Cruz é, de longe, um dos melhores advogados da Amazônia. /// Sílvio Sousa e Carlos Sérgio têm dado show em lives nas redes sociais. Um(SS) aborda a pluralidade de temas do mundo político e o outro, (CS) as nuances do processo eleitoral e seu calendário. Bom de assistir!. /// Hoje é dia de dar folga ao fogão. A pedida é passear na gastronomia do restaurante Estaleiro. Peixes, carnes e frutos do mar pra todo tipo de exigência. Eu vou! /// É o que há!



Carlos Lobato
Advogado, jornalista e radialista
Relacionadas »
Comentários »