04/12/2021 às 19h01min - Atualizada em 04/12/2021 às 19h01min

EAD RURAL

Marcelo Creão. Foto: Arquivo Pessoal.
O Ensino à Distância (EAD) está cada vez mais presente no ensino superior, seja através do ensino público ou privado. Essa modalidade de ensino vem ganhando força no Brasil ao longo dos últimos vinte anos, atualmente é responsável pela formação de 2,5 milhões de pessoas em nosso país. Entre os benefícios que influenciam a procura por cursos na modalidade à distância, podemos destacar: os baixos custos com mensalidades, transporte e refeições e a flexibilidade dos horários para estudos. Esses atrativos influenciam diretamente na busca do ensino superior voltado especialmente ao contexto rural, pois muitos jovens vivem longe dos grandes centros urbanos e das instituições de ensino superior. E esses não disponibilizam nem de tempo muito menos de dinheiro necessário, para manutenção dos estudos em outras cidades. Com base nessa crescente procura do Ensino Superior na modalidade Ensino à Distância por pessoas oriundas de áreas rurais, É que podemos mostrar as grandes vantagens dessa modalidade.

A Educação a Distância (EaD) é uma forma de ensino/aprendizagem mediado através de tecnologias que permitem a interação entre o professor e o aluno, apesar de estarem em ambientes físicos diferentes. Devido a tal metodologia o aluno pode criar seu próprio horário de estudo, pois geralmente as aulas são ministradas pela internet, comparecendo na instituição de ensino somente para realizar as provas.

Segundo a (LDB) “ a Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB). Conforme previsto no Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), a instituição interessada em oferecer cursos superiores à distância precisa solicitar credenciamento específico à União, e seguir critérios, leis, normativas e recomendações.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), já tem em sua grade curricular diversos cursos EAD como AGRICULTURA DE PRECISÃO, que apresenta uma série de informações sobre as novas tecnologias encontradas no mercado, com o objetivo de estimular a implantação e o gerenciamento de uma produção mais eficiente, com redução na aplicação de insumos e diminuição nos custos da propriedade rural.

Escolher uma faculdade não é uma tarefa fácil. Nos últimos vinte anos, houve uma grande democratização das instituições de ensino no país e existem muitas opções disponíveis e, entre elas, as que mais se popularizaram foram as de Ensino a Distância (EaD).

As faculdades EaD são ótimas para quem tem uma rotina diferenciada e precisa estudar em locais onde não há um campus universitário com fácil acesso. Outra vantagem é que elas costumam ser bem mais baratas que uma faculdade presencial.

Mas um fator muito importante na hora da escolha da sua faculdade EaD é considerar a qualidade do curso. Esse detalhe garante que você vai estudar com o melhor material, corpo docente e estrutura disponíveis. Ou seja, vai sair com um diploma que realmente ofereça as características e conhecimentos profissionais que você precisava.

O primeiro passo antes de considerar se matricular em qualquer curso superior é evitar cair em golpes. Para isso, você precisa verificar se o curso e a faculdade que você deseja fazer são realmente reconhecidos pelo MEC.

Esta informação está sempre disponibilizada no site das faculdades nas páginas de cada curso e também pode ser consultada diretamente no site “e-mec” (http://emec.mec.gov.br). Sem isso, você não contará com um diploma aceito no mercado de trabalho ou em concursos públicos. 

Antes de verificarmos rankings ou conceitos de avaliação, é bem interessante ouvir a opinião de quem passou pela faculdade que você deseja estudar. Se você tem algum conhecido que já fez uma faculdade EaD, converse com ele sobre esse assunto e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Alguns pontos interessantes para você perguntar: Como são as aulas? Os professores têm formação adequada? Qual material a faculdade oferece? (biblioteca, videoteca, etc) Como funciona na hora de tirar dúvidas? Há suporte pedagógico fácil?  O sistema interno de aprendizagem (AVA) é bom para os estudos?  O conteúdo das disciplinas é aprofundado ou superficial?  Como funcionam as provas e trabalhos? 

Hoje em dia com o avanço tecnológico, já existem ferramentas que mesmo sem internet, já se pode haver o EaD no meio rural.
Agora sim, sabem em que solo está caminhando, basta cair nos estudos. Boa sorte nos estudos. marcelocreao@gmail.com
Leia Também »
Comentários »