07/05/2022 às 19h17min - Atualizada em 07/05/2022 às 19h17min

​A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ, LUCKY SKY WALTER!!!

Não me permito perder a esperança por um tempo de maior dignidade e de felicidade, para as pessoas, apesar das armadilhas que já sofri e sofro. E você?

Marcos Reátegui Advogado, ex-procurador geral do estado, ex-deputado federal, atual delegado da Polícia Federal. Foto:Arquivo Pessoal
 Fãs de todas as gerações, em todo o planeta, nas comemorações de 04 de maio, repetem a saudação – A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!!!  É a atemporalidade da saga Star Wars, comprovando que aquilo que é bom independe de idade.

Mas este é apenas o aspecto comemorativo e de justo reconhecimento aos criadores, atores e aqueles que deram sequência à Saga. 

Outro aspecto que merece reflexão é o fato de que a realidade de nossa sociedade submetida a toda sorte de desmandos e injustiças em prol de grupos desumanos no comando dos destinos de tantas nações talvez seja o fator mais forte de tamanha identificação com os episódios de Star Wars. Algo para ser analisado.

O que me faz remeter ao assunto neste dia, 08 de maio, DOMINGO DE HOMENAGEM ÀS MÃES, é o que poderia ser feito na área da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Entretenimento saudável para os jovens e não tem sido feito. Algo que seria com certeza a maior homenagem às mães do nosso querido Amapá, porque geraria OPORTUNIDADES DE TRABALHO DIGNO E ALTAMENTE RENTAVEL.

Em 23 de setembro de 2021, o site da Valor Investe publicou uma reportagem muito instigante  e esclarecedora sobre o mundo dos games e os sonhos dos jovens brasileiros (https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2021/09/23/jovens-de-comunidades-sonham-com-carreira-no-mundo-dos-games-para-ter-um-futuro-melhor.ghtml).

Em resumo, concluíram que “Praticamente todos (96%) dos jovens moradores de comunidades, em todo o Brasil, gostariam de ser gamers profissionais”. 

Eles levaram em consideração o levantamento feito pelo Instituto Data Favela, em parceria com a Locomotiva – Pesquisa e Estratégia –  e a Cufa (Central Única das Favelas), segundo o qual  “Para 29% deles [ dos jovens entrevistados] este é o maior sonho da vida atualmente, mais até do que a compra da casa própria e ser feliz. Os homens, jovens e com renda de até um salário-mínimo, foram os que mais demonstraram esse desejo”.

E o que tem sido feito no Amapá para atender a essa demanda? Demanda que poderia significar muitos jovens afastados de más companhias, de descaminhos, da criminalidade, além de trazer paz e alegria para as mães e para toda a sociedade e, ainda, gerar um mercado de trabalho para muitos.

Quando estive deputado federal, período de fevereiro 2015 a janeiro 2019, Trabalhei junto ao Ministro da Ciência e Tecnologia  pela vinda para ao Amapá do Programa Internet para Todos; mas, após o fim de meu mandato, esse projeto foi esquecido. Nenhum deputado do Amapá jamais abordou o assunto. 

E hoje se encontra paralisado, esquecidos no TCU, apesar do satélite geoestacionário ter prazo de validade para sua aplicação. 
Enquanto isso, o que se vê são as reclamações constantes de nossa gente em relação às condições de internet, constantes quedas de rede, locais em que não temos acesso... 

E a garotada? A reclamação neste caso é em coro.

Seja reclamação por conta da “internet” precária, a qual não sustenta sequer uma jornada de Game, ou pelas constantes quedas de energia que queimam os Pcs. 

Pcs dos poucos que conseguem comprar um, devido à ausência de oportunidades de ganhos dignos e consequente empobrecimento de nossa gente. EMPOBRECIMENTO ocasionado pela falta de desenvolvimento econômico. Desenvolvimento este travado pela ausência de estímulo ao empreendedorismo – bandeira que sempre defendi e defendo.

Mas como disse, no início de nossa conversa, Não Me Permito Perder A Esperança Por Um Tempo De Maior Dignidade, FELICIDADE, Para As Pessoas, Apesar Das Armadilhas Que Já Sofri E Sofro. Até ganhei um meme de Lucky Sky Walter, como “Delegado do Povo”. Agradeço, não usarei de falsa modéstia, faz sentido; no entanto, os heróis da Saga somos todos nós que acreditamos e lutamos por dias melhores, sou apenas um dos atores participantes. 

Todos os dias temos oportunidades de escolhas que podem melhorar a vida mudar a realidade de pesadelo para outra, talvez de sonhos, escolher não mais aceitar DARTH VADER governando. Nossas mães merecem esse presente. Lembrem disso quando forem visitados pelos de sempre que distribuem esmolas às vésperas de eleições para comprar nossos votos.

Mais uma vez nosso presente e futuro estará em nossas mãos, no voto secreto.
Leia Também »
Comentários »