02/08/2020 às 15h38min - Atualizada em 02/08/2020 às 15h38min

Panela do Povo

Jara Dias. Foto:Arquivo Pessoal.
 
 
1. A entrevista de Walter Júnior ao programa Tribuna da Cidade
Muito oportuna a entrevista que a bancada do programa Tribuna da Cidade (101,9 FM), comandada pelo radialista Carlos Lobato, fez com o publicitário e marqueteiro Walter Jr. do Carmo, na manhã da última quinta-feira. Às vésperas de um novo pleito eleitoral, Lobato abriu o microfone do programa, líder em audiência no horário, para o publicitário amapaense, que dirigiu um punhado de campanhas eleitorais – tanto no Amapá, quanto no Pará – ao longo de algumas décadas, vencendo boa parte delas. Walter Júnior lembrou de alguns fatos com candidatos que ele fez a campanha e que marcaram sua carreira profissional no marketing político e, conforme revelou, vão estar registrado em livro a ser lançado em breve. Em Belém, por exemplo, na campanha de Hélio Gueiros a prefeito – famoso por gostar de tomar umas boas biritas, Walter revelou que foi o principal responsável em convencer o candidato a assumir na campanha o termo “papudinho”, exatamente como o político era tratado, principalmente por adversários em Belém. E foi um achado, pois até hoje o saudoso Gueiros é lembrado como o mais famoso papudinho de Belém do Grão-Pará, até música brega fizeram em homenagem a ele. Com perguntas muito bem colocadas pela bancada do programa, o publicitário foi rememorando histórias, inclusive pitorescas de campanhas, como a do candidato a prefeito de Macapá, Azevedo Costa – a primeira campanha que Walter dirigiu no Estado. Lembrou da pichação feita por adversários em muros do bairro da Zona Sul: “O Trem é Geovani Borges”. E disse que o Carlos Sérgio (o articulista correspondente do Tribuna da Cidade em Brasília) foi quem teve a grande sacada na época de completar a pichação: “Mas os passageiros são Azevedo Costa”. Walter lembrou também das campanhas que fez para os Capiberibe – “vencendo quase todas”. E revelou que fazer a campanha do Capi o deixou mais a vontade. A propósito, Walter Júnior deve ser o marketeiro da campanha atual de Capiberibe para prefeito de Macapá. Foi o que ele disse no final do programa.
 
2. Rambolde Campos compõe pérolas musicais com Joãozinho Gomes e Ademir Pedrosa
O cantor e compositor Rambolde Campos não para de produzir canções. Antes e durante a pandemia, respeitando rigorosamente o isolamento social, sempre levado pelo braço de um violão, fez nos últimos meses canções com parceiros distintos e que compõem o novo álbum do artista em fase de lançamento. Em parceria com o poeta e compositor Ademir Pedrosa, Rambolde fez “Da linha do Equador”. Já com o poeta Joãozinho Gomes, “A face do meu amor”, a canção que dá título ao álbum. Esta última mereceu até um vídeo-clip, que tem viralizado nas redes sociais, dirigido por Thomé Azevedo. Rambolde Campos é nordestino, natural do Rio Grande do Norte que nunca perdeu o sotaque, mesmo vivendo no Amapá há mais de quatro décadas. “Da linha do Equador”, por exemplo, ele foi buscar a música nordestina de raiz e, diga-se de passagem, ficou muito boa cantando a linha imaginária que divide o mundo em pleno coração de Macapá. Quem quiser ouvir, basta procurar o Rambolde no YouTube.
 
3. Meu número é 55
Acho que os aniversários além de nos deixar mais velhos, nos fazem refletir o quão pouco fizemos por nós. Embora muitos se preocupem como serão lembrados pelo mundo, não sabendo quase nada sobre o universo, mas nossas curiosidades em perguntar parecem não ter fim. Porém acho que tudo começa e termina em nossas famílias.
 
 
4. LENDAS VIVAS 
Duas histórias e muitas, lembranças vividas na década de 50, Um de 80 o outro de 88 anos. Os dois trabalharam uma juntos no saudoso hospital da empresa Icomi. Seu Jerônimo e seu Brasil (pai do doutor Brasil), registro feito essa semana no município de Santana.
 
5. Preferido no Afuá
Pré-candidato a prefeito de Afuá, o empresário Evandro Andrade desponta na frente em todas as pesquisas de opinião.  Com apoio dos empresários locais e querido pelos amigos, Evandro, ainda conta com a experiência política do Irmão deputado estadual Max da AABB que vai esta ombreados nessa caminhada. Evandro é um jovem que tem bons projetos voltados para alavancar a economia de Afuá.
 
Curtinhas
 
BOBAGEM
É o que pensa o vice presidente Mourão, sobre juiz concorrer a um cargo político. Essa semana o Ministro Toffolli quer que legislativo a provem quarentena de 8 anos para os juizes candidatos.
 
COM QUE ROUPA..
Em 2018 na eleição de segundo turno entre Waldez e Capi, o senador Randolfe bateu o pé e impediu que Davi e Clecio apoiassem o Capi, que poderia ter vencido a a eleição pro governo do Amapá.  Agora Randolfe diz que pode se aliar na eleição de Capi prefeito de Macapá. Com que cara...Capi sabe disso!!!
 
MEMORIA DO POVO
Nas pesquisa em que o entrevistado é perguntado, quem o senador Randolfe vai apoiar pra prefeito de Macapá a maioria diz Josiel. O povão lembra do trio Randolfe, Davi e Clécio das últimas eleições. Randolfe não conseguiu vender o nome do seu atual candidato (Ruben). Randolfe vem cutucando o Clécio.  Mas o silêncio do prefeito...  faz sentido.
 
CONSEGUIU
O covid-19 fez estrago no Amapá 561 mortos e muitos infectados o vírus chegou no topo. As autoridades foram eficientes nas medidas de isolamentos que impediu o colapsos do sistema público de saúde.
 
Prisão
Em muitos municípios do Brasil mortes pelo covid-19 poderiam ter sidos evitados. Mas, com o grande volume de dinheiro saindo, alguns gestores torciam para o virus chegar até eles. Espero que PF ponha na cadeia os que se beneficiaram com a desgraça do outro.
 
Irmãos no banco dos réus
Essa semana teve audiência de cassação dos mandados da dep federal Leda Sadala e do prefeito de Santana Ofirney Sadala, por corrupção eleitoral. O relator é o desembargador Gilberto Pinheiro.  O processo segue em segredo de justiça.
 
Caetano Veloso anuncia live para o dia 7 de agosto
Foi demorada a decisão do músico e compositor tropicalista baiano, mas ele, enfim, anunciou que fará a sua primeira live em 7 de agosto, exatamente quando completa 78 anos – Caetano Veloso é leonino. O anúncio se deu na página do Facebook da produtora Paula Lavigne, que também é mulher da lenda. “Sinta-se em casa 78” é o nome da live. Segundo o próprio Caetano, foi o humorista Marcelo Adnet quem conseguiu convencê-lo a fazer a live. “Imitando o Gilberto Gil, que a fez no dia do seu aniversário”, disse. Caetano em quarentena rigorosa ensaia as canções – ele só saiu de casa uma vez para visitar o neto recém-nascido Benjamin, filho de Tom Veloso e Jasmine. A live vai ser transmitida pela Globoplay, às 21h30, aberta para todos.

 
Jara Dias-Panela do Povo
Panela do rico, panela do pobre, panela do negro, panela do nobre, panela do Pedro, panela da Maria, panela cheia, panela vazia

 
Relacionadas »
Comentários »