09/08/2020 às 02h42min - Atualizada em 09/08/2020 às 02h42min

MEUS 22 MANDAMENTOS

Edinho Duarte. Foto:Arquivo Pessoal.
A arte de se comunicar sempre foi, desde sua gênese, uma necessidade do ser humano para sobreviver. E com o advento das redes sociais, essa comunicação se tornou mais intensa e interativa. A internet se revelou o meio mais democrático de comunicação, oportunizando ao homem uma interação social com culturas e conceitos de vida diferentes. Vivemos numa verdadeira aldeia global! Mas, como tem sido o comportamento das pessoas nas redes sociais? Elas estão contribuindo para um mundo melhor com aquilo que publicam?

Esta semana a escritora brasileira Lya Luft postou nas redes sociais um texto fantástico, extremamente reflexivo que, em tempos de uma pandemia de conflitos sociais e falta de cultura, vale a pena reproduzir aqui:

 “Estamos todos na fila! A cada minuto alguém deixa esse mundo para trás; e não sabemos quantas pessoas estão na nossa frente. Não dá́ para voltar para o fim da fila, não dá́ para sair da fila, nem evitar essa fila. Então, enquanto esperamos a nossa vez, faça valer a pena cada momento vivido aqui na Terra. 

 Tenha um propósito, motive pessoas! Elogie mais, critique menos. Faça um “ninguém” se sentir um alguém do seu lado. Faça "alguém" sorrir, faça a diferença. Faça amor, faça as pazes. Faça com que as pessoas se sintam amadas. Tenha tempo pra você̂, faça pequenos momentos serem grandes. Faça tudo que tiver que fazer e vá́ além. Viva novas experiências! Prove novos sabores, não tenha arrependimentos por ter tentado além do que devia, por ter valorizado alguém mais do que deveria, por ter feito mais ou menos do que podia. 

Tudo está́ no lugar certo. As coisas só́ acontecem quando têm que acontecer. Releve! Não guarde mágoas, guarde apenas os aprendizados. Liberte o rancor, transborde o amor. Doe amor, ame, mesmo quem não merece. Ame, sem querer receber nada em troca. Ame, pelo simples fato de você vibrar amor e ser amor. Mas sempre, ame a si mesmo antes de qualquer coisa. Esteja preparado para partir a qualquer momento. Você não sabe seu lugar na fila, então se prepare para deixar aqui apenas boas lembranças. Suas mãos vão embora vazias, não dá para levar malas, nem bens. Se prepare DIARIAMENTE para levar consigo, somente aquilo que tens guardado no coração”.

Inspirado nesta belíssima mensagem, resolvi escrever aqui os meus 22 mandamentos, que adotei para minha vida, depois que passei por um rigoroso aprendizado no meu retiro espiritual obrigatório:

 1º - Nunca desista dos seus sonhos. 
 2º - Só depende de você. 
 3º - A vida vai te colocar de joelhos diversas vezes. Mas você só vai ficar de joelhos, se você quiser. 
 4º - Meus três amores: a vida, a liberdade e a família. 
 5º - Todos os dias: acorde para vencer, desperte para ser feliz. 
 6º - Busque sempre uma razão para viver. 
 7º - O segredo é acreditar que o melhor ainda está para acontecer. 
 8º - Espere: nada antes, nada depois, tudo no tempo de Deus. 
 9º - Lembre-se: a fé é uma sociedade com Deus. Você faz a sua parte e ele faz a D’ele. 
 10º - A paciência é a solução de todos os problemas que não dependem de você. 
 11º - Seja confiante e humilde ao mesmo tempo. 
 12º - Tente escrever um elogio a você mesmo. Nunca pare de revisá-lo. 
 13º - Use sempre o seu 3G: generosidade, gentileza e gratidão. 
 14º - Cuidado com o julgamento precipitado. 
 15º - Quando você quiser falar, se coloque no lugar de quem está ouvindo. Quando você quiser julgar, se coloque no lugar de quem está sendo acusado. 
 16º - Tire suas próprias conclusões. 
 17º - Lembre-se: bom de briga é quem cai fora. 
 18º - Na briga, todos perdem. 
 19º - Há coisas que a gente pensa, mas não fala. E há coisas que a gente pensa e até fala, mas jamais coloca no papel e assina. 
 20º - O líder não é o articulador do caminho único.O verdadeiro líder é aquele que é o melhor articulador das diferenças. 
 21º - Onde quer que você esteja, fique atento onde ficam as saídas de emergência. 
 22º - E lembre-se: o mal é um bem mal interpretado. 

Eu tenho como norma de vida: “lutar pelo melhor e me preparar para o pior” ! Quem assim procede - o pior pode não acontecer, mas se ele chegar, estará preparado para superar as vicissitudes da vida que representam as provas que cada um tem que passar para alcançar a tão desejada edificação espiritual. A comunicação é o meu instrumento de trabalho; e na arte de me comunicar sempre adotei como regra: “criticar sem ofender e elogiar sem bajular!”




Edinho Duarte 
Jornalista, Pedagogo e ex-deputado estadual.
 
Relacionadas »
Comentários »