16/08/2020 às 00h30min - Atualizada em 16/08/2020 às 00h30min

Cuidados na gravidez com a pele

Isabel Barbosa. Foto: Arquivo Pessoal.

Durante a gravidez, é preciso ter um cuidado redobrado, já que muitos procedimentos podem prejudicar o bebê. Alguns cremes e dermocosméticos, quando aplicados na pele, podem ser absorvidos a ponto de circularem na corrente sanguínea, o que pode trazer problemas à saúde do feto. No entanto, muitas ainda se perguntam sobre certos ativos ou produtos, se são seguros ou oferecem algum risco.

Além do crescimento da barriga, podem haver alterações na pele, como sensibilidade e surgimento de manchas e estrias. Se você é gestante ou está pensando em engravidar, fique atenta às dicas.

As mudanças mais comuns estão as modificações pigmentares, como o melasma - manchas escuras que, geralmente, aparecem no rosto - e a hiperpigmentação, como o escurecimento da aréola mamária e o aumento de sinais na pele. “Outras mudanças que também acontecem no corpo nessa fase são o aparecimento da acne, o aumento de pelos, alterações nas unhas e o surgimento de estrias”.

O aumento da sensibilidade pode ocorrer devido às alterações vasculares, caracterizada pelo aumento da quantidade de vasos sanguíneos. Dessa forma, a pele fica mais avermelhada do que antes da gestação e qualquer estímulo irritativo, aumenta a dilatação dos vasos, levando à sensibilidade.

Cuidados e tratamentos recomendados para a pele da grávidez
O primeiro cuidado que não pode ser deixado de lado é o uso do filtro solar, diariamente, mesmo em ambiente fechado, já há tendência de surgimento de manchas na pele devido ao estímulo de hormônios. “Também costumo recomendar a hidratação, tanto oral quanto em cremes, para aumentar a elasticidade da pele e prevenir estrias. Assim, como o uso da água termal, que reduz a sensibilidade ao mesmo tempo em que nutre”.

Entenda a importância da hidratação da pele durante a gravidez
Durante a gravidez, a pele da mulher é submetida a um estiramento constante e progressivo. “Por isso, é necessário hidratar o corpo para manter a pele com o máximo possível de elasticidade, evitando o surgimento de estrias”, as áreas que necessitam de maior atenção são seios, barriga, flancos, coxas e glúteos. Assim, o ideal é procurar produtos que contenham glicerina, manteiga de karité, óleo de amêndoas e óleos minerais em sua composição, que são ativos liberados para as gestantes.

Princípios ativos proibidos na gestação:
Dentre os ativos contraindicados para as gestantes, os principais são a ureia, o ácido salicílico e os retinoides.
Procedimentos estéticos permitidos:Limpeza Facial, Rose de Mer, Hidratações, Drenagem Linfática , Ourtros mediante avaliação
Tags »
Leia Também »
Comentários »