23/08/2020 às 00h10min - Atualizada em 23/08/2020 às 00h10min

A esperança no lápis


Uma criança, um lápis e um caderno. Estes são os símbolos da educação? 
Hoje em dia a educação está muito além deste modelo, porém estes elementos continuam sendo sim os símbolos que a educação tem para muitas crianças no mundo.

O lápis é uma esperança, de aprender a deixar sua marca no mundo. É através dele que as crianças aprendem a escrever os seus primeiros símbolos, seus rabiscos, letras, palavras, nomes e por fim suas ideias.

Como é maravilhoso perceber o desenvolvimento de um ser com apenas um lápis na mão. E a criança com um lápis e uma boa ideia pode mudar o mundo.

Acrescente a ela um caderno onde possa registrar todo o seu desenvolvimento através do tempo. O caderno já foi citado como um instrumento ultrapassado, mas quem realmente sabe seu valor o utiliza com tanta inteligência e guarda com muito zelo dando-lhe o valor merecido.

Toda criança quando ganha um caderno novo, cria em sua mente várias formas de usá-lo, mesmo não sabendo o que fazer, sua imaginação flui tão livremente que logo descobre a verdadeira função deste objeto precioso.

Quando unidos os três, criança, caderno e lápis podemos esperar que o futuro será traçado de maneira simples e eficaz, pois a esperança está no lápis que muito fica escondido por trás da folha do caderno.

As vezes suas pontas ficam no caminho, mas para registrar é necessário apontar e com a destreza e sabedoria apontamos na medida certa para enfim a criança usar.

Como pensar em abandonar aquele que registra o futuro, o lápis jamais perderá sua função pode surgir vários outros meios , mas ele seguira tendo sua importância na mão de uma criança , pois através dela seja lápis para escrever ou para pintar continuará sendo a esperança de registrar o que as crianças de melhor podem dar.

O futuro vem do registro que hoje colhemos daqueles que fazem as histórias desde os que já sabem rabiscar até aqueles que suas ideias, mesmo que não muito levadas a sério registram em seus cadernos.

O lápis este que muitos usam de forma errada, sua grafite tão intensa e forte deve ter lugar nobre neste mundo onde a cor chegou para tomar o lugar da mina que aprende o abc nas mão daqueles que a esperança vê através do escrever.


 
Tags »
Leia Também »
Comentários »