30/08/2020 às 00h10min - Atualizada em 30/08/2020 às 00h10min

CINETEATRO AMAPÁ

Romualdo Palhano. Foto:Reprodução/Facebook/Pagina Pessoal.

     O governo do ex-território foi muito mais além do que se pensa em relação a um projeto cultural. Havíamos enfocado dois teatros territoriais, mas, na verdade há uma trilogia desse tipo de construção em nosso estado: o teatro de Macapá e o de Mazagão; mas, ainda foi inaugurado uma nova casa de espetáculos, desta vez no município de Amapá. Acontece que em menos de doze meses após a inauguração do de Mazagão, o governo territorial inaugurou outra casa de espetáculos no Amapá. Sendo assim, em setembro de 1948, na cidade do Amapá é inaugurado o Cineteatro Amapá, de acordo com notícia do Jornal Amapá, Ano IV, nº 187, p. 2, Macapá, de 09 de outubro de 1948: NOTÍCIAS DO INTERIOR - Como foi comemorado o 7 de setembro em Amapá - CINE-TEATRO AMAPÁ - À noite, às 20 horas, teve lugar a inauguração do prédio do Cine-Teatro Amapá e respectiva aparelhagem, sendo apresentado um programa teatral pelos escolares, constante de cantos, esquetes e declamações. Finalisando os festejos do dia, a Prefeitura Municipal fez realizar um baile popular, que se prolongou até as primeiras horas do dia seguinte. 

     Pelo que se observa, o Cineteatro Amapá foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1948, dentro das comemorações e festividades do dia da independência do Brasil. Foi um dia com desfiles cívicos; inauguração do Grupo Escolar; desfiles escolares, escoteiros e clubes esportivos; demonstração de educação física; provas de voleibol e futebol; sendo finalizado à noite, esse dia festivo com um baile popular.

     No que diz respeito à inauguração de teatro, a cidade de Amapá foi muito mais além das demais cidades do Estado, tendo em vista que neste ano, não apenas um, mas, três teatros foram inaugurados naquela cidade. Além do Cineteatro Amapá, ainda no dia 7 de setembro foi inaugurado um teatro na Base Aérea, e outro, no dia 6 do mesmo mês, na Escola de Iniciação Agrícola, como consta no jornal acima citado: Na Base Aérea também foi comemorada com brilhantismo a Semana da Pátria. À noite procedeu-se a inauguração do Teatrinho da FAB, em cujo espetáculo tomaram parte alunos da Escola e alguns rapazes da FAB, que apresentaram a Hora do Calouro, com a colaboração da senhorinha Cely Soares, irmã do comandante da base.

     Já o Teatro da Escola de Iniciação Agrícola foi inaugurado um dia antes, ou seja, no dia 06 de setembro de 1948, dentro da programação da semana da pátria, como consta ainda no Jornal Amapá, Ano IV, nº 187, p. 2, Macapá, de 09 de outubro de 1948: Também foi inaugurado o Teatrinho da E.I.A., no dia 6, com variado programa cívico-lítero-musical.

     Pode-se observar aqui, que o município de Amapá, chegou a inaugurar três casas de espetáculos, consecutivamente, sendo eles: o cineteatro territorial do Amapá, o cineteatro da base aérea e o cineteatro da Escola de Iniciação Agrícola, que lá existia naquela época.



Romualdo Palhano 
Professor Titular da Universidade Federal do Amapá, pós-doutor em teatro pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, doutor em teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

 
Tags »
Relacionadas »
Comentários »