30/08/2020 às 00h10min - Atualizada em 30/08/2020 às 00h10min

Poucas e Boas

Ranolfo Gato. Foto: Arquivo Pessoal.
5 MIL VAGAS
O Ministério da Justiça e Segurança Pública está com inscrições abertas, até 3 de setembro, para o curso de Educação a Distância Capacitação em Política Nacional sobre Droga. Os interessados em participar devem acessar esse site. Gratuito e on-line, o aprendizado ocorrerá de 10 de setembro a 8 de dezembro. Conforme a pasta, o conteúdo é voltado para juízes, promotores, servidores do judiciário, advogados, membros do Ministério Público, leiloeiros, profissionais de segurança pública, estudantes e demais cidadãos interessados no tema. 

CAPACITAÇÕES 
Os alunos terão aulas relacionadas a assuntos fundamentais na Política Nacional sobre Drogas, como por exemplo os aspectos socioeconômicos, culturais, históricos e o regime internacional de controle de drogas.  O conteúdo também abrange informações sobre a gestão do patrimônio apreendido do narcotráfico. De acordo com o ministro da Justiça André Mendonça, a atuação da pasta na descapitalização do tráfico de drogas e em ações para reverter o recurso arrecadado com a venda do patrimônio apreendido em operações policiais estão sendo investidos em projetos de combate às drogas.

LIMPA NOME
O feirão online da Serasa para a renegociação de dívidas funcionará até amanhã. De acordo com a entidade, além de limpar o nome dos consumidores, o feirão oferece até 98% de desconto em dívidas que vão de R$ 200 a R$ 1.000. O diretor da Serasa, disse que: "Estamos trabalhando com diversas ações para ajudar o momento delicado da economia com muitas pessoas com perda parcial ou total de renda, trazendo mais empresas para a iniciativa de facilitar o pagamento de dívidas. Essa facilidade que estamos oferecendo, é uma das alternativas da população sair da dificuldade”.

OPORTUNIDADE
Para participar desse movimento que termina nessa segunda-feira (31), os consumidores deverão acessar o site da Serasa ou baixar o aplicativo no celular, digitar o CPF e preencher um breve cadastro. Também é possível regularizar os débitos financeiros pelo WhatsApp, número 11 98870-7025. Se o consumidor preferir o atendimento presencial, a Serasa disponibiliza seus serviços nos Correios, oferecendo as mesmas condições de negociação nas mais de sete mil agências espalhadas pelo Brasil.

NOVO MÉTODO 
Um teste de rastreamento de Covid-19 por meio da saliva humana está sendo incorporada à rotina de trabalho do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, no interior de São Paulo, para evitar surtos da doença no local. O teste ajuda a identificar pacientes assintomáticos e, se aplicado de forma periódica, tem potencial para agilizar o retorno seguro às atividades presenciais. A nova metodologia, realizada em parceria com a Universidade Estadual Paulista, já foi usada por algumas unidades da universidade e está sendo integrada ao plano de retomada das atividades presenciais da Unesp. 

EXAMES
De acordo com as universidades, o teste de rastreamento está baseado em estudos científicos internacionais que apontaram a saliva como material biológico de alta sensibilidade para indicar a presença do coronavírus e atestaram que as glândulas salivares também possuem o receptor para o Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19. A partir destes achados científicos, uma equipe de professores do Hospital das Clínicas de Botucatu concebeu um teste de rastreamento para pacientes assintomáticos chamado de pool de saliva, que consiste em coletar salivas de 8 a 15 pessoas saudáveis, em frascos individuais, para identificar a presença do vírus. 

OFERTAS
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária informou que vai oferecer ao mercado oportunidades comerciais nos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo. Nesse sentido, está promovendo consulta ao mercado às empresas interessadas na exploração das áreas comerciais, cujas manifestações serão recebidas até o dia 10 de setembro. No Santos Dumont, são dois lotes com vocação comercial, com cerca de 3 mil m², e no pavimento térreo do Terminal de Passageiros, com 97,50 m². Em Congonhas, são cinco áreas internas, entre 260 m² e 2,5 mil m². 

CRESCIMENTO 
A taxa de desemprego do Brasil no 2º trimestre de 2020 ficou em 13,3%, o que representa alta de 1,1 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre do ano, quando registrou 12,2%. Entre abril e junho de 2020, a desocupação subiu em 11 estados e ficou estável em 14. As taxas mais altas: Bahia (19,9%), Sergipe (19,8%), Alagoas (17,8%), Amazonas (16,5%), Rio de Janeiro (16,4%) Roraima (16,3%) e Maranhão (16,0%). As mais baixas: Santa Catarina (6,9%), Pará (9,1%), Rio Grande do Sul (9,4%) e Paraná (9,6%). Apenas o Amapá (-5,8%) e Pará (-1,6%) registraram queda em relação ao período anterior. 

DESEMPENHO
A média nacional de desemprego, de 13,3%, foi superada em 12 unidades da federação. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral para o segundo trimestre de 2020, divulgada pelo IBGE. Também na comparação ao mesmo trimestre de 2019, 12 estados tiveram alta na taxa de desocupação. As maiores foram Sergipe com (4,5), Rondônia (3,9) e Minas Gerais (3,4). Ainda nessa comparação, o Pará repetiu o desempenho e apresentou queda de 2,1. As outras unidades da federação registraram estabilidade.

MUDANÇA 
O Tribunal Superior Eleitoral confirmou a ampliação em uma hora do horário de votação nas eleições municipais deste ano, cujo primeiro turno está marcado para 15 de novembro. Com isso, as urnas serão abertas mais cedo e ficarão aptas a receber votos das 7h às 17h. De acordo com o TSE, o horário de votação foi definido após consultas a estatísticos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, do Insper e da Universidade de São Paulo. Outra medida, foi reservar o horário das 7h às 10h para pessoas acima de 60 anos, seguindo orientação da Fundação Oswaldo Cruz, hospital Sírio-Libanês e Albert Einstein.

PROTEÇÃO 
O presidente do TSE, acrescentou ter abandonado a ideia inicial de estender a votação para além das 17h após consultas aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, “porque em muitas partes do Brasil, após essa hora, há dificuldades de transporte e problemas de violência”, disse o ministro Barroso. Segundo ele, serão disponibilizados, em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras e 1,8 milhão de proteções faciais aos mesários, além de 1 milhão de litros de álcool gel para ser distribuídos para que os eleitores limpem as mãos na entrada e na saída das seções.




Ranolfo Gato
 Jornalista, radialista, comentarista esportivo, apresentador, ex-vereador, bacharel em turismo. 
Tags »
Relacionadas »
Comentários »