30/08/2020 às 00h10min - Atualizada em 30/08/2020 às 00h10min

Carlos Lobato

Carlos Lobato Foto:Arquivo/Pessoal.
 
 
1. PESQUISA
Pesquisa eleitoral realizada pela Real Time Big Data e divulgada pela TV Equinócio e RecordTV, mostra o primeiro espelho da corrida pela cadeira mais poderosa da PMM.
 
Capiberibe/PSB larga na frente com 18%, seguido por Patrícia Ferraz/Podemos com 10% das intenções de votos...,
 
2. PESQUISA II
Josiel/DEM com 9%, Cirilo/PRTB e Furlan/Cidadania, ambos com 8% de intenções, formam um bloco, junto com Patrícia, 10%, de candidatos com empate técnico, pois a margem de erro é de 3%.
 
3. PESQUISA III
RuBem/REDE com 4% e Paulo Lemos/Psol com 3%, cerram a fila na avaliação dos eleitores pesquisados.
Surpresa foi constatar que o pré-candidato Marcos Roberto/PT não teve seu nome no rol dos avaliados no questionário. Nem a empresa que fez a pesquisa, tampouco a Record se pronunciaram. O PT soltou nota repudiando o ocorrido. 
 
4. #SEGUEOLÍDER
O candidato do PSb, João Capiberibe, não deixou passar em branco o resultado. Ato contínuo, viralizou postagem nas redes sociais com a hasteg “#segueolider”, mostrando que lidera a corrida eleitoral.
 
5. APOIO
O senador Álvaro Dias, líder do Podemos no senado, após conhecer os números da pesquisa, convenceu toda a bancada do partido naquela casa, a hipotecar irrestrito apoio à candidatura de Patrícia Ferraz.
Ela, que estava em renhida guerra com o deputado Vinicius Gurgel, agora é mais candidata que nunca...,
 
6. PAI DOS POBRES
Está clarificada a guinada que o presidente Bolsonaro dá em sua identidade econômica, tentando ocupar a lacuna ocupada pelo PT, apostando em programas sociais e na distribuição de renda e obras. 
Essa guinada poderá abater o ministro Paulo Guedes, defensor de políticas liberais, campo que Bolsonaro já sente vertigem. Dizem que aprendeu com o PT.
 
7. ASSÉDIO 
RuBem/REDE embora com apenas 4% de intenções, segue assediado por Capi, Furlan e Patrícia, para compor chapa. O partido REDE deverá anunciar sua decisão no dia 8/setembro. Até lá, continuam rolando os dados.
 
8. PELAS BEIRADAS
Ofirney Sadala/Avante pré-candidato à reeleição em Santana, abriu frente de diálogo com Dílson Borges/MDB e com o senador Randolfe/REDE, para formatar aliança eleitoral que possibilite sua recondução.
Dílson perdeu força após seu mano Gilvam anunciar apoio a Furlan em Macapá e Randolfe avalia apoiar Marcivânia Flexa/PC do B ou Sadala. 
 
9. LULUZINHAS
As professoras Marcivânia e Zilma fizeram pacto e vão marchar juntas nas eleições em Santana. Zilma, 1º suplente de Marcivânia na câmara federal, não topou ser vice, mas já botou seu bloco nas ruas para garantir o sucesso da aliada e, assim, herdar a vaga de deputada, em Brasília.
 
10. VICE
O nome de Miguel Gil, filho de Gilvam Borges, ganha visibilidade para ser o indicado pelo MDB na vice de Furlan. A decisão deverá ser conhecida nesta segunda-feira, ocasião em que o partido vai clarificar as diretrizes eleitorais 20/20.
 
11. BOB JEFFERSON
O PTB de Eduardo Seabra e Pedro Braga só irá realizar sua convenção no dia 16/setembro. Proibido por Roberto Jefferson de se aliar ao DEM e a partidos de esquerda, deverá optar entre Furlan e Patrícia Ferraz.
 
12. BEM AVALIADO
A pesquisa Real Time avaliou o desempenho da gestão do prefeito da Macapá, Clécio Luiz. 55%  disseram ser ótima/boa. E para 30% a gestão é regular, 13% disseram ser ruim/péssima e 2% não souberam ou não quiseram responder.Com o apoio já declarado a Josiel/DEM a expectativa é saber se essa boa performance se reverterá em votos nas urnas.
 
13. ALHURES...,
Inquietações eleitorais viralizam o debate nas redes sociais: Capiberibe/PSB largou mal na corrida ao aparecer apenas com 18% das intenções de votos?
Patrícia/Podemos surpreende e pode se consolidar como adversária de Capiberibe, num possível 2º turno?
Josiel/DEM mesmo com tantos apoios não decolou ou já se mostra competitivo no pleito, podendo chegar ao 2º turno?
Cirilo/PRTB teve sua base invadida por Patrícia ou vai crescer quando se declarar aliado de Bolsonaro?
 
14. QUEM?
Com a subida em sua avaliação o presidente Bolsonaro, embora já ter dito que não apoiará ninguém no 1º turno, deverá ser a cereja do bolo em muitas candidaturas. Em Macapá, Pelo menos três candidatos têm alinhamento com ele: Josiel, que recebeu declaração de apoio do senador Flávio Bolsonaro, Patrícia que se aliou ao presidente quando de seus 200 dias como deputada na câmara federal e Cirilo, aliado desde 2018, quando apoiou o presidente e obteve 45 mil votos para o governo. Quem será o escolhido?
 
15. VELOZES & FURIOSOS
Mesmo sendo o mais idoso dentre os Pré-candidatos à PMM, Capiberibe é quem apresenta propostas de digitalização da vida pública. Já mostrou realizações na área, com a Lei da Transparência.
Capi quer dar um “cavalo de pau digital na PMM” e informatizar serviços que vão melhorar a vida das pessoas.
Ele diz, também, que vai implantar a “Gestão Compartilhada” para que os cidadãos possam ficar de olho nos gastos dos serviços públicos.
 
FOCO NO FATO
Marketólogo e consultor político, Carlos Sérgio, afivela malas e desembarca no Amapá, dia 20/setembro. Poderá coordenar o coletivo de pelo menos duas campanhas majoritárias, em Macapá e santana. 

O Pré-candidato RuBem ao saber que é o sonho de Clécio para vice de Josiel, saiu-se à Cazuza em sua resposta: ”mentiras sinceras não me interessam”. 

O PSB já anuncia contar com o REDE para juntar forças e ocupar o campo da esquerda no Amapá, sem perder de vista a fatia de eleitores que não se alinham nem à esquerda, nem à direita, preferindo escolher dentre critérios morais.

Após o anúncio de apoio a Josiel, o prefeito Clécio informou que teria reunião com o amigo e senador Randolfe, mas, ante a nota que o REDE soltou e as agressões sofridas pela militância, preferiu cair fora, se desfiliando.

PROS e REDE estão muito perto de fecharem coligação em Porto Grande. O ex-prefeito Tonho do Matapi, na cabeça e o professor Glauber/REDE na vice.

Presidente do PSOL e pré-candidato à PMM, Paulo Lemos, passou o fim de semana entre Oiapoque e Laranjal do Jari, dando posse aos presidentes das municipais. Os professores Simpson Durans, no sul do estado e Rosivaldo no norte Tucuju.

Maik Santos/Podemos, líder do movimento popular “Acorda Oiapoque” abraça candidatura àquela prefeitura. Será apoiado pelo PSOL, dentre outros partidos.

Empresário Jean Alex/Podemos poderá ser o vice de Patrícia Ferraz se fizer água a formatação de coligação.

Ela, apoiada por setores ligados a empresa do dental Colgate, está com um belo sorriso a mostra. 

Apoiadores de Josiel dizem que a marola da primeira pesquisa vai passar e que o tsunami eleitoral vai ecoar feito pororoca. 
 É o que há!



Carlos Lobato
Advogado, jornalista e radialista
Tags »
Leia Também »
Comentários »