04/10/2020 às 00h10min - Atualizada em 04/10/2020 às 00h10min

A IMPORTÂNCIA DO SORRISO

Dra Denise Morelli Foto:Arquivo/Pessoal
O Dia Mundial do Sorriso é celebrado na primeira sexta-feira de outubro. Conhecido em inglês como World Smile Day, foi criado em 1999.

O sorriso é o principal instrumento de trabalho para quem dedica o seu dia a dia ao atendimento de pessoas, tem o poder de mudar qualquer situação! Ele transforma, conquista, quebra barreiras, une objetivos, alcança resultados e o mais importante, contagia todos a sua volta. Torna-se um elemento indispensável para se obter a reciprocidade, a empatia e trazer leveza para o ambiente de trabalho.

Tudo começa com a liberação de endorfinas. Mesmo em um sorriso falso, o movimento do rosto, dos ossos e nervos provoca a liberação dessa substância químicas associada ao bem-estar do corpo. As endorfinas promovem uma sensação positiva geral que influencia diretamente na sua saúde física e mental.

Sorrir também pode melhorar sua saúde integral. O ato de sorrir realmente ajuda o sistema imunológico a funcionar de maneira mais eficaz. Quando você sorri, a função imunológica melhora porque você está mais relaxado (graças à liberação de certos neurotransmissores).

O mesmo processo que libera endorfina enquanto você sorri, também diminui o hormônio cortisol. Ele é o principal responsável por sentimentos negativos como a ansiedade, o estresse e o medo. Além disso, quem vive com um bom humor constante consegue olhar para as situações de risco de outra perspectiva, vendo cada problema de modo mais realista e menos ameaçador.

O ser humano é realmente o único animal capaz de sorrir e demonstrar contentamento e felicidade. A explicação para este fato é que o homem é o único ser que entende o estado de humor e tem mecanismos biológicos para conseguir sorrir.

Muitos filósofos, como Aristóteles, por exemplo, debateram essa questão. Muitos chegaram à conclusão de que o riso do homem é seu principal motivo de perdição e falta de raciocínio.

A alegria e o entusiasmo demonstrado pelo ser humano fica evidente em sua fisionomia facial. Este estado de humor é contagiante e pode definir até a saúde de uma pessoa.

Para o filósofo Aristóteles não havia dúvidas de que o homem era o único ser vivo capaz de demonstrar alegria por meio do sorriso. Já para os cientistas, o homem é o único animal que sorri por causa de suas células cerebrais, chamadas de células fusiformes. Estas células são responsáveis pelo comportamento social humano e também pela interação que existe entre pensamentos e sentimentos.
Sorrir estimula o sistema imunológico

As mesmas endorfinas liberadas durante o sorriso também estimulam o sistema imunológico, reduzindo o estresse e aumentando o número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções. Esse incrível movimento do seu corpo melhora sua resistência às doenças.

Benefícios de Sorrir
Diminuir a ansiedade;
Reduzir a pressão arterial;
Reforçar o sistema imunológico;
Tonificar os músculos do rosto;
Relaxar;
Aliviar dores;
Aumentar concentração.
Sugestões de Atividades para o Dia Mundial do Sorriso
Sorrir para todas as pessoas;
Sorrir mais vezes sozinho;
Sorrir em frente ao espelho;
Sorrir para os familiares;
Sorrir para desconhecidos;
Sorrir para os amigos;
Rir;
Ver uma comédia;
Partilhar sorrisos nas redes sociais;
Fazer alguém sorrir.
Frases do Dia Mundial do Sorriso
Quem sorri vive mais.
Sorrir é ser feliz.
Para acabar com o stress basta sorrir.
Sorrir é gratuito e dá milhões.
Sorrir é florir por dentro e brilhar por fora.
Não sorrir é envelhecer aos poucos.
Sorrir ajuda a resolver conflitos

No trabalho, na família, na escola: não interessa onde for, o riso ajuda na resolução de conflitos que antes se apresentavam como rígidos, pesados, imutáveis. A característica solta e transitória do sorriso nos ajuda a olhar para a vida com menos peso. Encarar cada fato de forma crua, sem nos entregar completamente aos desvios da mente. Quando sorrimos, ficamos também ficamos mais resilientes.

Um sorriso atrai mais pessoas para perto de você
Segundo pesquisas, as pessoas ficam mais atraentes quando sorriem. Faça esse experimento: saia um dia na rua sem mostrar os dentes para ninguém e, no outro, sorria para todas as pessoas que encontrar. É bem provável que seu sorriso contagie e gere experiências inusitadas.

Sorrir inspira comportamentos positivos
Nossas ações trazem resultados para a vida o tempo todo. A forma como encaramos cada uma das situações que nos aparecem é fundamental para determinar as consequências de nossos atos. Quando cumprimos com nossas tarefas sorrindo, inspiramos melhores sensações e comportamentos em nós e nos outros.

Não existe nem muito mistério: quando sorrimos nos sentimos automaticamente melhores, mais leves, menos pressionados. O sorriso interno e externo é um antídoto para o estresse, as dores e os conflitos que aparecem diariamente em nossas mentes. Sorrir para si e para o mundo, consigo e com o outro traz seu corpo e sua mente ao equilíbrio, à consciência da vida como uma brincadeira.

Imagine se todos nós continuássemos sorrindo na mesma proporção que vemos crianças soltando gargalhadas sem nenhum sentido aparente, só de caminhar ao lado uma das outras? Com o tempo, perdemos o hábito do riso solto, o riso que vem com o compartilhamento de bons momentos presentes, com o alívio de entender que tudo acontece em seu tempo, é momentâneo, breve, passageiro.

Entretanto, o sorriso está sempre lá, de graça, disponível e livre para utilizarmos de seus benefícios o tempo todo. Abaixo você vê as principais vantagens de estimular mais o seu sorriso durante a rotina para o seu bem-estar.

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.”
– William Shakespeare



Denise Morelli 
Psicóloga Jurídica na POLITEC, Coordenadora Nacional da Especialização em Criminologia e em Psicologia Jurídica e Inteligência Forense do INFOR, Professora de diversas Universidades em cursos de graduação em Direito e Psicologia, Especializações e Mestrados, Palestrante Nacional e Internacional, Tutora da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP.
Tags »
Relacionadas »
Comentários »