24/10/2020 às 19h29min - Atualizada em 24/10/2020 às 19h29min

Alcinéa Cavalcante

Alcinéa Cavalcante. Foto: Arquivo Pessoal.
 
Pense nisso
” A melhor maneira de começar o dia é se comprometer a fazer feliz ao menos uma pessoa antes de o sol se por.” (Friedrich Nietzsche)
 
1. A amiga estraga prazer
Matilde olhou-se demoradamente no espelho e sorriu. Um sorriso largo. Estava feliz se achando linda, leve e bem mais jovem do que quando entrou naquele salão.
 
“Acho que rejuvenesci uns dez anos”, disse ao cabeleireiro. “Sim sim. Cabelos curtos rejuvenescem. Agora você está linda e po-de-ro-sa. Aliás, linda você sempre foi, só faltava diminuir essas madeixas”, disse o serelepe cabeleireiro.
 
Matilde pagou, deu-lhe um afetuoso abraço, olhou-se mais uma vez no espelho e saiu jogando beijinhos. Feliz. Feliz. 
 
Resolveu que linda como estava era um desperdício ir almoçar em casa sozinha. E tomou o rumo de um bem frequentado restaurante. Ali desfilaria seu novo visual.
 
No caminho foi lembrando da enorme quantidade de xampu e outros cremes que tinha que usar pelo menos duas vezes por semana, do tempo que perdia secando e escovando os longos cabelos que chegavam quase ao meio das costas. “Agora com esse corte chanelzinho basta um tantinho de xampu e só alguns minutos para secar”, pensou alto olhando-se no espelho do retrovisor.
 
Sorrindo entrou no restaurante. Estava folheando o cardápio, sempre sorrindo, e quando já ia chamar o garçom para pedir um filé com fritas e salada e um suco de laranja ouviu:
 
Matildeeeee!!! 
 
Levantou os olhos. Era Concy, sua amiga.
 
-Senta aí, Concy. Vamos almoçar juntas.
 
Concy não se fez de rogada. Puxou a cadeira, sentou-se; na outra colocou sua bolsa… e antes de mais qualquer coisa olhou de um jeito tão sério para Matilde que assustou-a.
 
-Que foi? Perguntou Matilde já sem sorrir.
 
- Amiga, você cortou seus longos cabelos
 
- Ah, cortei sim. Cansei daquele cabelão, de horas para lavar, secar e escovar. Amei esse meu corte. É prático, leve e me deixou mais jovem. Não achas?
 
- Ah, amiga, posso ser sincera?
 
- Claro. Tudo que se espera de uma amiga é sinceridade.
 
- Não gostei. Tá muito curto, tá estranho, não combina com você. E quer saber mais? Não te rejuvenesceu um dia sequer, acho até que te envelheceu.
 
Matilde perdeu o apetite. Levantou-se, despediu-se da amiga e foi embora pensando “como tem gente estraga-prazeres neste mundo, gente que se você estiver deslumbrante dos pés a cabeça, ela é capaz de descobrir que um minúsculo botão do seu vestido está fora do lugar ou que tem um pelinho rebelde na sua sobrancelha”.
 
A amiga estraga-prazer – por inveja ou por prazer – sempre vai descobrir ou inventar algo para tentar apagar teu sorriso, mexer com tua auto-estima, te colocar para baixo.
 
E quem não tem ou nunca teve uma amiga assim levante as mãos para o céu e agradeça.
(Alcinéa Cavalcante)
 
2. Deu ruim
A Justiça Eleitoral proibiu o prefeito de Santana, Ofirney Sadala, candidato à reeleição, de usar o programa social “Alimenta Santana” na propaganda eleitoral e nas reuniões que tem feito. A denúncia foi feita pelo MP Eleitoral que entendeu que Sadala estava “utilizando o programa social para fins eleitoreiros, tentando convencer os eleitores a nele depositarem seus votos mediante possibilidade de ampliação do benefício.”
 
3. Sobra dinheiro no armário e falta comida no prato
Relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) aponta um prejuízo de R$ 26 milhões aos cofres públicos causado por fraudes na licitação para contratar empresa fornecedora de alimentos para pacientes e profissionais da rede hospitalar do Estado.
Durante a “Operação Banquete” na quarta-feira, policiais federais encontraram mais de R$ 120 mil no guarda-roupa de um investigado. Foi abrir a porta do móvel e os pacotes de dinheiro começarem a cair. E a comida servida nos hospitais dizem que é da pior qualidade.
 
4. Haja emprego
Prefeito de Tartarugalzinho e candidato à reeleição, Rildo Oliveira pode ter seu registro de candidatura cassado.
O MP Eleitoral ao bisbilhotar o portal da transparência daquela prefeitura descobriu que de janeiro a agosto deste ano o prefeito contratou 818 servidores, aumentando em 50% a folha de pessoal. Até janeiro a prefeitura tinha apenas 405. Agora tem o triplo.
 
 
5. Poetas são doutores em ciências abstratas
Os poetas são doutores em ciências abstratas. Eles sabem a espessura das palavras, a leveza de cada objeto e timbre das sensações. Poetas inventam velas e barcos, viajam através do tempo e descobrem mundos novos e nos falam múltiplos dialetos desses mundos abstratos.
 
Sabem projetar e construir palcos, pintar e iluminar cenários, dar forma, voz e movimentos aos seus personagens.
 
Poetas são incansáveis e exímios artífices no lidar com a lapidação da palavra, e, assim sendo tratam com talento admirável e surpreendente desenvoltura o sentimento do mundo.
 
E como se não bastasse o maravilhoso conteúdo que se lhe apresenta a vida real, dana-se o poeta a inventar e reinventar-se, tendo como instrumental de trabalho a imaginação e como matéria-prima a palavra.
 
(Manoel Bispo, poeta, escritor, compositor, artista plástico e professor)
 
6. Perdidão
Tem candidato a vereador que por não saber usar as redes sociais nessa campanha está mais perdido que chinelo de bêbado.
 
7. Quem fiscaliza?
Para conter o avanço do novo coronavírus foi decretado que reuniões em lugares fechados, caminhadas e bandeiradas não podem ter mais de 80 participantes e todos de máscara e mantendo distanciamento de 1,5m. Mas quem e como vai fiscalizar isso?
 
8. INTERPLANETÁRIO
No primeiro dia de apuração da eleição municipal de 1992 (ainda não existia urna eletrônica) um vereador não largava do pé do juiz eleitoral Rommel Araújo. Pra onde o juiz ia o vereador ia atrás cobrando cópias dos boletins de apuração, exigindo atenção, enchendo o saco…
 
Já perdendo a paciência, o juiz pergunta ao sujeito:
– Afinal, quem é o senhor pra estar exigindo tanto?
Ao que o sujeito responde:
– Sou o presidente do comitê interplanetário.
Ele queria dizer comitê interpartidário
(Do livro “Zero Voto”, de Alcinéa Cavalcante e Rostan Martins)
 
 
9. Covid-19
A explosão de novos casos de Covid-19 levou o governo do Estado a ativar mais 23 leitos de UTI para atender pacientes infectados.
Só para se ter uma ideia, de segunda a sexta-feira foram registrados 777 novos casos. As UBS diariamente estão lotadas, são centenas de pessoas por dia, com sintomas de Covid, buscando atendimento nas unidades básicas de saúde. Há também muita gente em busca de atendimento nos hospitais particulares.



Alcinéa Cavalcante
Jornalista e escritora
Tags »
Relacionadas »
Comentários »