27/12/2020 às 00h31min - Atualizada em 27/12/2020 às 00h31min

Olha, eu vou te falar

José Caxias. Foto:Arquivo Pessoal
Dois Médicos
Se depender de profissional da saúde a capital Macapá e o segundo maior município do estado Santana vão estar bem, são dois médicos que vão comandar essas duas principais cidades do nosso estado. Dr. Furlan (Cidadania) e Bala Rocha (PP). Os novos prefeitos já falaram que prioridade serão saúde e educação além de geração de emprego. A população vem acreditando nessas duas propostas, agora vamos esperar o que vai acontecer. Eu, estou na torcida.

Sancionou
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, o projeto de lei que regulamenta o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite de sexta-feira (25), feriado de natal. Estabelecido pela Emenda Constitucional nº 108/20, promulgada em agosto, o Fundeb dependia de uma lei regulamentando a forma do repasse dos recursos. Com as mudanças, o fundo se torna permanente a partir de 2021 para financiar a educação infantil e os ensinos fundamental e médio nas redes públicas.

Retrospectiva 
A retrospectiva que as principais emissoras de Televisão estão mostrando, estão registrando aquele terror medonho que nós sofremos durante o mês de novembro com o apagão. Todo mundo sabe que jamais o povo amapaense vai esquecer da sua memória. Tivemos vários prejuízos principalmente com a economia e muitos micros-empresários tiveram que fechar as portas por que não aguentaram com tanto prejuízo. Assistir ontem a retrospectiva da TV Band e fiquei triste por vários episódios. 

Desmatamento
Após a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, exigir explicações de Bolsonaro e Salles sobre medidas adotadas contra o desmatamento da Amazônia, o governo afirmou que não há "qualquer omissão federal" no combate à devastação da floresta. A exigência da ministra foi feita após ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade, que acusa Bolsonaro (sem partido) e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de omissão em coibir a devastação da Amazônia. Segundo dados de novembro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento teve alta de 9,5% no último ano, atingindo a maior marca desde 2008. A devastação alcançou 11.088 km² - o equivalente a sete vezes a área da cidade de São Paulo. No ofício enviado à corte, o governo Bolsonaro listou medidas que foram adotadas para reduzir o problema, como a criação do Conselho Nacional da Amazônia Legal, presidido pelo vice Hamilton Mourão, o uso das Forças Armadas na região, o decreto que proibiu queimadas por quatro meses e um levantamento de focos de incêndio junto aos Estados da Amazônia Legal. Dos governadores que estão no exercício das suas funções o melhor que conhece de Amazônia é o governador do estado Waldez Góes (PDT) o resto é perfume. 

Curtinhas
Um empresário da construção civil que se destacou apesar do ano atípico que foi 2020. Cito Dr. Rui Serique Gato da empresa S.G Construção Ltda. Empresário honesto, amapaense de berço e acima de tudo devoto de Nossa Senhora. Sucesso amigo, você merece e muito mais.

Drª Priscila Azevedo filha do companheiro Hildo Moraes de Azevedo foi convocada para ser uma das secretárias do prefeito Bala Rocha de Santana. Gente, conheço a competência da técnica Priscila é uma advogada da nova geração completa. 

Dr. Glauco Cei por meses dirigiu as Docas de Santana e o seu trabalho foi sem dúvida nenhuma muito elogiado pelos funcionários da companhia. Ele não é politico e sim muito técnico. Doravante Dr. Glauco Cei. 

Meu amigo radialista Azevedo Picanço pegou um principio de um AVC na véspera de Natal. Pedimos orações para esse grande profissional do rádio amapaense.

Perdemos uma pessoa notável por esse Covid-19. Leandro do fórum, já estava aposentado, mas era conhecido por atender com muita simpatia quando alguém queria saber do andamento do seu processo. Vá com Deus Amigo. 

Gente por hoje é o que há, fiquem com Deus e a minha Padroeira Virgem de Nazaré. Tchau.



José Caxias 
Radialista, jornalista e comentarista
Tags »
Relacionadas »
Comentários »