30/01/2021 às 18h53min - Atualizada em 30/01/2021 às 18h53min

UTLILIDADE x SIGNIFICADO

Edinho Duarte. Foto:Arquivo Pessoal.

Esta semana uma pessoa enviou-me uma mensagem muito interessante que me fez refletir sobre determinados valores da vida.
O texto dizia o seguinte: O ator Arnold Schwarzenegger publicou uma foto de si mesmo, dormindo na rua sob sua famosa estátua de bronze no estado que ele governou. E tristemente escreveu: "como os tempos mudaram" ...!

A razão pela qual ele escreveu a frase, não era só porque ele envelheceu. Mas porque quando ele era governador da Califórnia, inaugurou um hotel com sua estátua. 

A equipe do hotel disse a Arnold: "a qualquer instante você pode vir, porque sempre terá um quarto reservado para você" . Arnold então, deixou de ser governador da Califórnia e, quando foi ao hotel em uma oportunidade, a administração se recusou a dar-lhe um quarto, argumentando que ele deveria pagar por isso, pois eles estavam em grande demanda.

Ele trouxe um saco de dormir e ficou debaixo da estátua e explicou o que queria transmitir: "Quando eu estava em uma posição importante, eles sempre me elogiaram, e quando saí dessa posição, eles se esqueceram de mim e não cumpriram sua promessa. . .” 

Teve que aprender a lição: “não confie em sua posição social ou na quantidade de dinheiro e poder que você possui. Nem seu poder, nem sua inteligência vão durar para sempre".

Procurando mostrar a todos que quando você é "Importante" aos olhos das pessoas, todos são seus "Amigos". Mas, uma vez que você não beneficia os interesses, você não importará mais.

 "Você nem sempre é quem você pensa que sempre será; e nada dura para sempre"

Lembrei-me do fragmento de um poema de autoria do Padre Fábio de Melo que diz o seguinte: “se você quer saber quem te ama de verdade, é quem reconhece o teu significado, depois da tua utilidade. É o significado das pessoas que as tornam inesquecíveis!”
E sobre o tema, eu escrevi um poema intitulado “o presente envenenado” , que diz o seguinte: 

 “O poder é um presente envenenado 
 Quando em posição de semideus 
 O homem fica embriagado 
 Achando que estará sempre por cima 
 Como o privilegiado 

 Mas quando a sorte deixa de sorrir 
 E o mundo vira de cabeça pra baixo 
 Só Deus pode permitir 
 Beber na fonte do riacho 

 Como é curto o tempo 
 Entre o nascimento e a dissolução 
 A duração eterna, o infinito, 
 A vida na Terra 
 E a rápida transformação 

 Num minuto apenas 
 Tudo pode acontecer 
 Vitórias, derrotas, sabores e dissabores 
 Ganhar e perder 
 Faz parte da arte de viver” 

Deus é o único que está ao nosso lado em todas as circunstâncias. E só vai ficar ao seu lado até o fim nesta vida, quem reconhece o teu significado, depois da sua utilidade. Quem te ama de verdade!




Edinho Duarte 
Jornalista, Pedagogo e ex-deputado estadual
 
Tags »
Relacionadas »
Comentários »