30/01/2021 às 23h52min - Atualizada em 30/01/2021 às 23h52min

A ENGENHARIA AMBIENTAL

Marcelo Creão. Foto: Arquivo Pessoal.

Qual o propósito? Essa pergunta recorrente tem resiliência. A cada momento esse questionamento tem que ser reinventado. Qual o valor de uma boa entrega ao final de um trabalho? Quando além de um resultado, há por trás um sentido, um sentimento de existência.

Dia 31 de janeiro de cada ano é comemorado o dia do Engenheiro Ambiental, que tem papel fundamental na sociedade. A este cabe fazer Supervisão, coordenação e orientação técnica; Estudo, planejamento, projeto e especificação; Estudo de viabilidade técnico-econômica; Assistência, assessoria e consultoria; Direção de obra e serviço técnico; Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; Desempenho de cargo e função técnica; Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão; Elaboração de orçamento; Padronização, mensuração e controle de qualidade; Execução de obra e serviço técnico; Fiscalização de obra e serviço técnico; Produção técnica e especializada; Condução de trabalho técnico; Execução de desenho técnico, referentes à administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos.

Engenharia Ambiental é uma graduação voltada para o desenvolvimento sustentável, integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente. O principal objetivo é desenvolver técnicas de preservação do ar, da água e do solo. Além disso, estuda os problemas do meio ambiente para o projetar, operar e construir sistemas de esgoto e água, sempre respeitando os limites de exploração ambiental. 
O profissional engenheiro ambiental pode fazer o dimensionamento, captação e distribuição dos sistemas de tratamento de esgoto e água. O profissional também pode trabalhar com a manutenção e também participa de outras obras cuidando dos aspectos ambientais.

Está enganado, então não ache que o engenheiro ambiental é aquele profissional que só quer salvar as baleias e tartarugas. Ele também pode estar envolvido nisso, mas se o que você quer é ajudar a natureza, talvez outras profissões como Ciências Biológicas e/ou Oceanografia são mais adequados. 

O Engenheiro ambiental é uma profissional no qual tem que saber lidar com pessoas também. Isso vale paras horas em que ele precisa comandar a equipe, conversar com colegas de trabalho ou outras pessoas de órgãos vinculados ao meio ambiente.
Além disso, ele precisa ficar ligado no que acontece de novo no seu mercado. Novas técnicas, obras que sirvam de inspiração, essas coisas.

A área é tão ampla de atuação que na cadeia petrolífera que é constituída de dois estágios: Upstream e Downstream o engenheiro ambiental atua nos dois seguimentos. O primeiro envolve a exploração, perfuração, extração, armazenamento e transporte do óleo cru. Enquanto o segundo está relacionado com o refino, transporte e distribuição dos derivados do petróleo. Os processos em cada estágio são complexos e interconectados. Como resultado, toda a cadeia está altamente sujeita a riscos. Além disso, em quase todas as fases existe um impacto ambiental adverso, especialmente nos recursos hídricos. Ademais, o petróleo, seus derivados e a água produzida são perigosos para a saúde humana e meio ambiente. Isso potencializa o dano social, econômico e principalmente ambiental.

Assim podemos dizer que o engenheiro ambiental tem uma função primordial. A perpetuação da espécie. Da espécie humana. marcelo_creao@yahoo.com.br.
Tags »
Relacionadas »
Comentários »