22/08/2020 às 10h56min - Atualizada em 22/08/2020 às 10h56min

‘Nasci de novo às vésperas do meu aniversário’, diz vítima resgatada pelo GTA, após pouso de emergência de aeronave no rio Amazonas.

Resgate ocorreu nesta sexta-feira, 21, próxima a comunidade Rio Pescada, distante 14 km da capital Macapá.

Ascom Gea
Foto: Albenir Sousa

Às vésperas de completar 55 anos de vida, Alexandre Costa foi resgatado pelo Grupo Tático Aéreo (GTA) após a aeronave em que estava com mais dois homens; o piloto Sandoval e o agrônomo Sérgio Paulo, 57 anos, fazer um pouso de emergência. O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira, 21 e por volta de 17h horas o GTA recebeu o chamado para o resgate e partiu em mais uma missão de salvamento. Duas horas depois, dois dos três tripulantes chegaram a Macapá sem ferimentos.

A aeronave saiu de Belém com destino à Macapá.  O empresário Alexandre lembra o momento do acidente.

“Percebi o piloto fazendo manobras às margens do rio. Nasci de novo, às vésperas do meu aniversário. Passar por esse susto e estar vivo, voltando para casa, é muita emoção”, disse o empresário.  

De acordo com Sérgio Paulo, ocorreu uma falha de combustível e o piloto fez um pouso de emergência.

“Foi tudo tão rápido. O piloto conseguiu fazer o motor funcionar e fazer um pouso de emergência próximo às margens do rio, onde fomos socorridos por ribeirinhos que passaram na hora e acionaram o GTA. Agradeço a Deus, à habilidade do piloto, aos ribeirinhos e ao GTA que fez o nosso resgate”, disse Sérgio Paulo, um dos sobreviventes.

De acordo com o Coronel Almir Avelar, que estava coordenando a missão, esse tipo de acidente nesta região não é comum, a experiência do piloto contribuiu para evitar que o acidente não fosse mais grave.

"Estávamos em missão quando recebemos o chamado, fomos até o local, identificamos que os tripulantes estavam com vida e sem ferimentos. Então fizemos o resgate de dois tripulantes, o piloto preferiu ficar no local”, informou.

O piloto da aeronave permaneceu no local para cuidar dos protocolos de retirada da aeronave da água.


Notícias Relacionadas »
Comentários »