27/08/2020 às 12h45min - Atualizada em 27/08/2020 às 12h45min

Campanha educativa visa chamar a atenção para a importância da adoção responsável de animais domésticos

No próximo dia 4 de outubro, será comemorado pelo 20º ano consecutivo o Dia Nacional de Adotar um Animal.

DINO
https://www.revistaecotour.news


As significativas alterações da dinâmica ambiental que vêm ocorrendo, necessitam incluir o controle do crescente número de animais em situação de risco, vivendo conflitos decorrentes do aumento populacional e da adoção irresponsável.

"No Brasil existem milhares de animais abandonados. A realidade de abandono é estimulada especialmente pela aquisição por impulso", salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios e idealizadora desta campanha.

No próximo dia 4 de outubro, será comemorado pelo 20º ano consecutivo o Dia Nacional de Adotar um Animal. Esta iniciativa deu origem às comemorações que se intitulam Dia Nacional para enfocar um trabalho de conscientização, que atualmente são inúmeras. O Dia de Nacional de Adotar um Animal visa chamar a atenção para a importância da adoção responsável como forma de prevenir o abandono dos animais.

Para destacar a importância do tema, como nos anos anteriores, muitas ações serão realizadas, com o objetivo de discutir o problema do abandono e mostrar os avanços conquistados nesta luta incessante. As pessoas interessadas em conseguir maiores informações de como se engajar e receber o material didático deve enviar um e-mail para dianacional@animalivre.org.br

O objetivo é tornar a convivência com os animais mais alegre e segura e, também, informar para as pessoas sobre os riscos que correm ao abandonar o seu animal, pois existem leis em vigor, que punem este tipo de atitude.

Esta campanha educativa está conseguindo ampliar a oportunidade de melhorar o relacionamento entre as pessoas e os animais, por meio de atividades voluntárias norteadoras e essenciais para o respeito ao direito dos animais. Ela propicia o desenvolvimento da consciência ecológica e, assim, permite a todos que se engajarem nela, exercer o papel de cidadão e protetor dos animais.

A forte presença das pessoas comprometidas com a causa dos animais nas comunidades mostra que a contribuição não está apenas em palavras, mas em ações efetivas e transformadoras cada vez mais eficazes.

Pela internet é possível fortalecer as redes de voluntariado, cuja finalidade é propiciar uma variedade de atividades com enfoque na divulgação dos princípios e valores que visam promover o bem-estar dos animais.

"O Dia Nacional de Adotar um Animal, além de ser uma homenagem concreta a São Francisco de Assis, cuja data de 4 de outubro é dedicada, representa um grande desafio para todos que se espelham no exemplo deste homem, onde a prática do amor incondicional é seu maior legado. A cada animal que é dada a chance de encontrar um novo lar, uma vida é salva", conclui Vininha F. Carvalho.

Notícias Relacionadas »
Comentários »