26/08/2020 às 16h22min - Atualizada em 26/08/2020 às 16h22min

Dia do Psicólogo: Pesquisa avalia qualidade da saúde mental dos profissionais do Hospital Estadual de Santana.

Formulário desenvolvido pelo setor psicossocial da unidade será aplicado entre os servidores da saúde até sexta-feira, 28.

Ascom Gea
Foto: Janine Cruz
Pesquisa quer saber como está a saúde mental dos profissionais do HES.

Diariamente os profissionais da saúde precisam administrar a intensa pressão do trabalho, o estresse e o risco de adoecimento, fatores que podem comprometer a qualidade emocional. Para descobrir como está a saúde mental dos servidores do Hospital Estadual de Santana (HES), os psicólogos do setor psicossocial da unidade desenvolveram um questionário que será aplicado até sexta-feira, 28.

A participação é voluntária e o profissional poderá responder o formulário de forma física ou on-line - com acesso por um QR code -, ambos disponibilizados em cada um dos setores do hospital. Não há necessidade de se identificar, e as perguntas envolvem questões relacionadas a saúde mental e emocional, além de características sociodemográficas. O questionário com 22 perguntas, leva cerca de 20 minutos para ser respondido.

"A proposta da pesquisa é melhorar a qualidade da saúde mental dos servidores do Hospital de Santana. Com dados efetivos será possível pensar em uma estratégia de cuidado a nível pessoal e institucional, pois acreditamos que um profissional bem cuidado, cuida melhor do paciente", destacou a psicóloga responsável pelo setor de psicossocial do HES, Adriana Guedes.

A psicóloga ainda disse que o questionário é o pilar de toda a pesquisa e vai subsidiar políticas públicas na área. As perguntas são quantitativas para gerar um gráfico que vai verificar por setor, qual o mais adoecido e então poder pensar em uma metodologia para ser aplicada.

 

Dia do Psicólogo

A pesquisa faz parte de uma programação pela passagem do Dia do Psicólogo - 27 de agosto -, desenvolvida pela equipe do psicossocial do HES, que ainda desenvolveu banners que foram disponibilizado em um corredor de grande circulação de profissionais com orientações sobre saúde mental.

Os banners trazem características de duas doenças: depressão e ansiedade. São informações importantes, para que o servidor possa se identificar. Além disso, o banner traz QR Code que encaminha para exercícios que controlam a ansiedade e vídeos para auxiliar com explicações de profissionais da área sobre o tema.

Até o fim da semana os psicólogos estão percorrendo os setores para apresentarem o projeto, conscientizar sobre a adesão a pesquisa e falar da importância da atividade desenvolvida pela equipe no hospital.


Notícias Relacionadas »
Comentários »