29/08/2020 às 11h16min - Atualizada em 29/08/2020 às 11h16min

Concurso Fcria: aprovados concluem última fase do certame.

A posse dos novos profissionais deve ocorrer em 2020. Ao todo 60 candidatos concluíram o curso.

Ascom Gea
Foto: José Baía
O encerramento aconteceu nesta sexta-feira, 28, no auditório da Fcria.

Após a formação teórica da última fase do concurso da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), que ocorreu totalmente online, os aprovados passaram por uma preparação prática. O encerramento aconteceu nesta sexta-feira, 28, no auditório da Fcria, com palestras e entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPIs).

Tendo cumprido todas as etapas, 60 candidatos concluíram o curso. Na última etapa preparatória eles receberam treinamento de defesa pessoal, primeiros socorros e conheceram as unidades socioeducativas da fundação, tendo ainda uma visita monitorada ao ambiente em que irão exercer suas funções – considerando o mínimo de contato com os internos. Em todas as atividades sempre respeitando todas as medidas de prevenção à covid-19, como o uso obrigatório de luva, máscara, álcool em gel e aferição de temperatura.

 

A concursada Andréia Alves estava ansiosa por esse momento e destacou o sentimento de valorização profissional pois, mesmo com o período de quarentena, a comissão do concurso agilizou para que todas as fases fossem realizadas com segurança e tempo hábil.

“Há dois anos estou na expectativa de ser chamada e agora minha meta é ter conhecimento e autoridade para exercer minha função dentro da socioeducação, pois é isso que a sociedade espera de mim”, afirmou.

Para a diretora da Fcria, Andreza Melo, todo o processo do concurso foi desafiador, em especial nas fases que foram realizadas durante a quarentena.

“A Fundação está passando por uma grande reestruturação administrativa, reforma e entrega de novas unidades, com os novos profissionais e tantas outros eventos que contribuem para a melhoria do nosso sistema socieducativo”, explicou a diretora.

A grande maioria dos 60 aprovados será lotada no Centro Socioeducativo de Internação Masculina (Cesein), e o restante será distribuída nas demais unidades administradas pela Fcria: Abrigo Casa Lar Ciã Katuá; Núcleo de Medida Cautelar (CIP); Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Feminina (Cifem); Núcleo de Medida Socioeducativa de Semiliberdade.

Medida de segurança

Com os riscos de infecção pelo novo coronavírus, a maioria dos internos foi liberada pela justiça para cumprir medida domiciliar, como forma de evitar risco de contágio. Estão nas unidades apenas os casos excepcionais que não puderam ser abrigados pelas suas respectivas famílias. 

Fases

O concurso público da Fcria foi iniciado no ano de 2018 e em 2019 ocorreram as fases documental, médica, teste psicológico, de aptidão física (TAF) e fase preparatória teórica, que foi realizada de forma online pela Eap, e prática com curso de primeiros socorros, defesa pessoal. A próxima etapa é a posse dos novos profissionais com data ainda a ser definida.


Notícias Relacionadas »
Comentários »