30/08/2020 às 15h04min - Atualizada em 30/08/2020 às 15h04min

Covid-19: Cinco unidades de saúde vão receber túneis de desinfecção no Amapá.

O equipamento usa um sistema de pulverização aquoso. Em contato com o produto, as pessoas ficam protegidas de contaminação e proliferação de vírus.

Ascom Gea
Foto: Ascom/Sesa
Primeira unidade a receber o equipamento foi o Pronto Atendimento Infantil.

Para oferecer mais segurança à população que busca atendimentos nas unidades de saúde do Estado, o Governo do Amapá iniciou a instalação de túneis de desinfecção nos hospitais. O equipamento é mais uma das medidas no combate e prevenção ao coronavírus.

Ao todo serão 5 túneis instalados e o primeiro já está funcionando na entrada do Pronto Atendimento Infantil (PAI). As outras unidades que receberão o equipamento são o Hospital de Emergência (HE), Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), ambulatório do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) e o Hospital Estadual de Santana (HES).

Ao chegar nessas unidades, o paciente irá passar por um túnel que pulveriza desinfetante aquoso sanitizante à base de óleos cítricos para atingir a parte superficial do corpo e roupas, acessórios e calçados. O equipamento, que é ativado através de sensor de movimento, tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e mantém a proteção contra vírus por um período em torno de uma hora e meia.

A secretária adjunta de Atenção à Saúde, Leila Silva, explicou que o produto utilizado não danifica as roupas além de não oferecer qualquer risco às pessoas.

“A instalação desses túneis tem como objetivo diminuir a propagação do vírus nas nossas unidades, tanto na entrada como na saída dos pacientes. Eles ainda contribuem para a não difusão de outros vírus, fungos e bactérias e darão mais segurança tanto para as equipes como para os usuários que são atendidos nas nossas unidades”, ressaltou.


Notícias Relacionadas »
Comentários »