31/08/2020 às 14h01min - Atualizada em 31/08/2020 às 14h01min

Amapá pode ter chuvas abaixo dos 70 milímetros em setembro, aponta meteorologia.

De acordo com dados meteorológicos do IEPA, a estiagem no Amapá deve começar a partir de setembro, com poucas chuvas em todas as regiões do estado.

Ascom Gea
Foto: Arquivo/Secom
O Núcleo de Meteorologia do IEPA monitora o clima no Amapá

As chuvas devem diminuir ainda mais no estado a partir de setembro. É o que prevê o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa). De acordo com o órgão, a média de chuvas deve se aproximar dos 43 milímetros, com variações de 0 a 70 milímetros para o mês.

“Setembro é considerado o mês da estiagem porque recebe chuvas em volume abaixo dos 60 milímetros na média”, detalhou o meteorologista e coordenador da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Jefferson Vilhena. Segundo ele, em alguns pontos do estado será possível observar chuva, mas em volume muito baixo.

Agosto

As chuvas para o mês de agosto ficaram próximo da média esperada de 100 milímetros. De acordo com o NHMet, choveu até o momento 97,8 milímetros.

“Onde mais se registrou chuvas foi na parte sul, onde fica a estação meteorológica da Fazendinha, que catalogou aproximadamente 171 milímetros de chuvas em bairros da Zona Sul de Macapá e em municípios como Santana e Mazagão”, detalhou.

Em contrapartida, a estação meteorológica do bairro Alvorada registrou aproximadamente 70 milímetros de chuvas em bairros da Zona Norte da capital amapaense no mesmo período. Ou seja, menos da metade do que foi registrado na Zona Sul.


Notícias Relacionadas »
Comentários »