22/05/2019 às 16h00min - Atualizada em 22/05/2019 às 16h00min

Hemoap recebe doação de sangue de agentes da PRF em campanha do Maio Amarelo

Ação visa conscientizar as pessoas sobre a importância da doação e alertar sobre a grande demanda por bolsas nos hospitais gerada por acidentes de trânsito.

Portal Amapá
A doação coletiva encerra a programação em parceria com o Hemoap, que teve início no dia 13 de maio. (André Rodrigues/Sesa)

Na manhã desta quarta-feira, 22, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) recebeu agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para doarem sangue numa programação alusiva ao Maio Amarelo - campanha internacional de prevenção a acidentes e mortes no trânsito. A mobilização aconteceu em virtude da grande quantidade de bolsas que representam a maior demanda nos hospitais.

Além dos agentes, a doação de sangue coletiva também contou com a participação de colaboradores da PRF, de acadêmicos da Liga de Hematologia e Hemoterapia do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e sociedade civil.

"O Maio Amarelo é um movimento que tenta unir ações de várias entidades para mudar o comportamento no trânsito, o que acaba repercutindo na saúde com acidentes e mortes. Então, com essa ação, queremos sensibilizar as pessoas quanto ao bom comportamento no trânsito e incentivar mais doações”, ressaltou o superintendente da PRF, Aldo Balieiro.

A doação coletiva encerra a programação em parceria com o Hemoap, que teve início no dia 13 deste mês, quando os  agentes da Polícia Rodoviária Federal foram capacitados para captar novos doares
, através de blitz educativas, realizadas pelo Maio Amarelo, no posto da PRF/AP, em Macapá.

De acordo com a chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Marcela Vales, a campanha surtiu o efeito esperado e fez uma ampla conscientização da importância de doar sangue. "Uma campanha promovida através de um movimento nacional nos ajuda a ter um trabalho de conscientização maior. Desde que começaram as ações, recebemos muitos doadores indicados pela PRF, o que nos ajuda a manter um estoque dentro da média", verificou.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »