10/09/2020 às 13h11min - Atualizada em 10/09/2020 às 13h11min

PEC de reeleição legitimaria Bolsonaro a pleitear um 3º mandato, diz Randolfe.

Da Redação
Foto: ARQUIVO/Agencia senado
Segundo avaliação feita nesta quarta-feira (9), pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, a  aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que altera regras no Congresso Nacional para permitir a reeleição de presidentes das Casas do Congresso Nacional, legitimaria a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro pleitear um terceiro mandato. 

O senador declarou que em caso de aprovação da PEC apresentada pela colega de plenário Rose de Freitas (Podemos-ES),  abriria "um precedente perigoso" para a democracia. 

Ainda segundo o senador: “Ainda estamos no auge da pandemia; ontem, vimos os jornais mostrando cenas dramáticas de saques a caminhão de carne [na rodovia Régis Bittencourt, na região de Itapecerica da Serra, SP], com o aumento do preço dos alimentos. No meio de tudo isso a prioridade do Congresso vai ser aprovar a PEC da reeleição?", questionou. "Olha, aí é chamar o povo para querer invadir o Congresso, se fizer algo desse tipo. O momento em que mais de 130 mil brasileiros morreram, estamos com aumento da inflação, milhões de desempregados, a prioridade do Congresso vai ser aprovar a PEC da reeleição?", criticou Randolfe.

 
A Constituição Federal proíbe a recondução de membros das mesas para o mesmo cargo em duas eleições consecutivas e o texto da PEC altera o artigo 57 da Constituição que faz essa vedação. 

A PEC tem apoio da autora e de mais 29 senadores.

Notícias Relacionadas »
Comentários »