14/09/2020 às 14h24min - Atualizada em 14/09/2020 às 14h24min

CNJ estimula cartórios extrajudiciais a investir em tecnologia e Cartório de Registro de Imóveis Eloy Nunes emprega Inteligência Artificial no atendimento ao público.

Tjap
Foto: Tjap
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou o Provimento nº 74, que dispõe sobre padrões mínimos de tecnologia da informação para a segurança, integridade e disponibilidade de dados para a continuidade da atividade pelos serviços notariais e de registro do Brasil. A Norma também determina que os tais serviços adotem políticas de segurança de informação com foco na confidencialidade, disponibilidade, autenticidade e integridade dos dados, incluindo mecanismos preventivos de controle físico e lógico. Assim, como forma de dar aplicação ao Provimento 74, a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) do TJAP incluiu entre os diversos itens examinados nas inspeções correicionais a verificação do efetivo atendimento a esta norma.

De acordo com a juíza auxiliar da CGJ, Lívia Cardoso, a medida é importante por estimular a modernização dos serviços cartoriais e uma harmonia mais estreita da atividade com a incessante evolução tecnológica que o mundo experimenta. “Avalio toda essa evolução tecnológica como muito positiva, pois o mundo mudou e todos os setores, tanto no poder público como na iniciativa privada, e o Cartório de Registro Imobiliário de Macapá está um passo à frente de todos os demais no que diz respeito a essa questão de empregar bem a tecnologia”, registrou.

“Hoje estamos convencidos de que a não implementação de ferramentas tecnológicas significaria ficar para trás”, declarou a magistrada, acrescentando que “trata-se de uma adequação inevitável aos novos tempos”. Segundo a juíza Lívia, a inteligência artificial veio para ajudar no trabalho interno e ainda agilizar no atendimento de demandas, garantiu. “Inclusive evitando o erro humano”, lembrou a juíza, acrescentando que “a população e cartórios ganham bastante com a celeridade e precisão possibilitada pelo sistema”.

Em Macapá, o Cartório de Registro de Imóveis se destacou por atuar com inteligência artificial na prática dos seus atos. Os sistemas batizados de “Eloyana e Alexa” são utilizados para informar aos usuários a situação em tempo real de seus processos, inclusive por acesso remoto.

Segundo o oficial substituto do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Macapá, Marcelo Porpino, a IA Eloyana já estava sendo usada na unidade há algum tempo para consulta de títulos apresentados para registro. “A dificuldade inicial era somente ser possível acessar o recurso presencialmente apenas presencialmente”, relatou, mas ressaltando que “mas nosso setor de Tecnologia da Informação, capitaneado pelo André Melo, conseguiu fazer uma interação da Eloyana com a Alexa (da Amazon), o que agora possibilita acessar o sistema de qualquer lugar do mundo, bastando instalar o aplicativo no celular”.

Marcelo Porpino explica ainda que quando um contrato ou título tramita no Cartório de Registro de Imóveis de Macapá na forma de um processo interno, “e é sobre esses andamentos que o usuário poderá acessar por meio da Alexa e da Eloyana: em que etapa está o trâmite, se foi gerada alguma exigência, se já está pronto o registro etc.”
“Chega a ser assustador o quanto ficou rápido para o usuário acessar estas informações”, acrescentou Porpino. “Não foi à toa que nosso cartório foi um dos que mais se destacaram em tecnologia e ineditismo no ano passado, e estamos sempre inquietos no sentido de surpreender e atender melhor o nosso público”, concluiu.

André Melo relata que a iniciativa partiu da necessidade de dinamizar o atendimento oferecendo mais um canal (além de telefone, portal e e-mail e aplicativos de mensagem) e evitando o deslocamento para atendimento presencial. “Por meio de comandos de voz o usuário já pode acessar a informação que busca e esperamos que com a divulgação seja ainda mais utilizada – tecnologia ainda inédita no estado”, acrescentou.

“Em breve teremos uma versão ainda mais completa e capaz de responder questionamentos e necessidades mais complexos”, concluiu André Melo.

 Tutorial Alexa/Eloyana
A ELOYANA é uma inteligência artificial desenvolvida para facilitar a consulta do andamento processual, utilizando a tecnologia de comando de voz. Atualmente essa ferramenta foi aperfeiçoada e interligada à Alexa da Amazon como skill (habilidade), o que permite uma maior abrangência e divulgação da consulta de processo em qualquer lugar do Mundo.

Segue o passo a passo para instalação e utilização da ferramenta:

1 - Abra a loja de aplicativo (play store ou app store), procure e instale a ALEXA da Amazon;
2 - Cadastre-se no sistema da AMAZON e siga os passos para ativar a ALEXA;
3 - Clique no menu (três tracinhos) superior esquerdo e entre na opção "skills e jogos";
4 - Clique na lupa no canto superior direito e pesquise pela ELOYANA;
5 - Clique no ícone da ELOYANA e depois basta clicar no botão "ativar para uso";
6 - Pronto, sua inteligência artificial está habilitada;
7 - Fale "ALEXA CONSULTAR PROCESSO".

Notícias Relacionadas »
Comentários »