30/05/2019 às 06h00min - Atualizada em 30/05/2019 às 06h00min

Amapá representa a Amazônia brasileira em programa de cooperação com a Guiana Francesa

Programa de Cooperação Interreg Amazonie é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Portal Amapá
Comitê que vai selecionou os projetos do programa se reuniu no dia anterior para alinhar as demandas. (Agência Amapá)

O Governo do Amapá participou como membro do comitê gestor da seleção de projetos do Programa de Cooperação Interreg Amazonie (PCIA), na Guiana Francesa. O comitê vai escolheu os melhores projetos voltados aos quatro principais eixos do programa que é fortalecer a oferta de transportes; proteger e valorizar a biodiversidade excepcional e o patrimônio natural e cultural; desenvolver soluções comuns e adaptadas aos problemas sociais e sanitários encontrados pelas populações, em especial às mais vulneráveis, e melhorar a competitividade das empresas.

O PCIA é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional para a Cooperação Territorial Europeia (Feder-CTE) e tem como autoridade de gestão do seu comitê de acompanhamento e seleção, a Coletividade Territorial da Guiana (CTG) e, como parceiros, a Guyana, Suriname e os estados brasileiros Amapá, Amazonas e Pará. Todos com autonomia para opinar na decisão da escolha de projetos inseridos no programa.

Para ter aprovação de projetos transfronteiriços, o líder de grupo beneficiário do PCIA, tem que ser obrigatoriamente francês e estabelecido na Guiana Francesa e deve ter pelo menos um parceiro do Suriname e/ou Amapá.

Em preparação para a seleção, que ocorre nesta quarta-feira, o comitê realizou no dia anterior uma reunião técnica de alinhamento, na qual o Amapá, único representante brasileiro no evento, contribuiu com informações na área de transportes, ciência e tecnologia e saúde.

A comitiva que representa o Amapá na reunião da seleção do PCIA é composta pela diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Tânia Maria, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Rafael Pontes, secretário de Estado da Infraestrutura (Seinf), Alcir Matos, secretário adjunto de Transportes (Setrap), Odival Monterrozo, o coordenador de Mineração da Agência Amapá, Wagner Costa, a assessora de Relações Internacionais do Estado, Gabriela Castro e a assessora de Gabinete Civil, Andreia de Souza.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »