28/11/2020 às 13h45min - Atualizada em 28/11/2020 às 13h45min

Você sabe o que é zerésima? O Glossário explica

Relatório comprova que não há nenhum voto na urna eletrônica, logo após ela ser inicializada

TRE-AP
Foto:Marcelo Camargo Agência Brasil

No próximo domingo (2), cerca de 292.718 eleitores em Macapá estão aptos a votar para escolher seus candidatos a prefeito e a vereador. Mas, antes de o primeiro eleitor ficar frente a frente com a urna eletrônica para votar em cada uma das seções eleitorais, o presidente da mesa receptora de votos já terá ligado a máquina, entre 7h e 7h30, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, para emitir o relatório chamado “zerésima”.

Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral explica que a zerésima é o documento emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação. Esse relatório mostra que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos da disputa. Ela é impressa logo após o procedimento de inicialização da urna, de acordo com o artigo 86 da Resolução TSE nº 23.611/2019.

O documento contém toda a identificação da urna. Comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum deles. Ou seja, confirma que a urna tem “zero voto”.

Após a impressão da zerésima, o presidente da seção eleitoral, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la.

Glossário

O Glossário Eleitoral explica ao cidadão mais de 300 expressões utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral.

Os verbetes trazem informações históricas e referências doutrinárias que revelam ao internauta a evolução do processo eleitoral brasileiro, com os aperfeiçoamentos feitos pelos Poderes constituídos ao longo do tempo.

Com o objetivo de facilitar a consulta pelo usuário, as expressões estão distribuídas no serviço em ordem alfabética.


Notícias Relacionadas »
Comentários »