28/11/2020 às 23h21min - Atualizada em 28/11/2020 às 23h21min

Artigo: Resultados de 180 dias da Operação Verde Brasil 2

Foto: Romerio Cunha/VPR.
Amigas e amigos da nossa Amazônia, essa semana estive conversando com o Major Brigadeiro do Ara, Arnaldo Augusto do Amaral Neto, vice chefe de operações conjuntas do Ministério da Defesa. Em nossa conversa o brigadeiro me falou detalhes sobre os 180 dias em que Operação Verde Brasil 2 está a combater os crimes ambientais que ocorrem na Amazônia.

Lembro que essa operação, sob coordenação do Ministério da Defesa, utiliza as forças armadas no apoio logístico para que os órgãos de fiscalização tenham condições de estar no local exato, no momento exato, com apoio de segurança, por acontece algumas vezes ameaça aos nossos técnicos do meio ambiente, por parte de criminosos conhecidos.

O brigadeiro me afirmou que os resultados de 180 dias de trabalho são bem significativos, entre os resultados ele citou o quantitativo de multas aplicadas, são mais de são mais de R$ 1,7 bilhões de multas, acima de 99 mil hectares de terra embargados, 154 mil toneladas de minerais, 146 mil de manganês, parte de garimpo, materiais de draga, aviões, helicópteros que foram apreendidos e acima de 390 quilos de drogas.

Vejo com satisfação a integração das nossas forças armadas e dos órgãos de fiscalização, mas ao mesmo tempo, nos entristece ver a quantidade de ilegalidade que são cometidas na nossa Amazônia.

A operação vai prosseguir até o final de abril do ano que vem. O brigadeiro ressaltou que o trabalho está integrado, buscando usar metodologias racionais, temos um grupo integrado de proteção da Amazônia, composto por agentes de todos os ministérios e de órgãos de segurança, que fizeram um trabalho baseado em séries históricas, do que ocorre nos últimos três anos, como ser mais eficazes o combate do próximo ano.

O brigadeiro me falou que existe um plano com algumas bases operacionais, que estão localizadas no epicentro dessas áreas com maior tendência de desmatamento e algumas reuniões já foram feitas para consolidar o plano que tem como objetivo buscar a diminuição do desmatamento, principalmente no período de chuvas.

Os resultados apresentados e a visão do que será feito, nós fazem enxergar as premissas de propostas do governo do governo do presidente Bolsonaro serão atingidas no sentido de nós preservarmos e protegermos a Amazônia e, principalmente, avançarmos no que é o nosso grande desafio.

Temos uma estratégia muito clara para o desenvolvimento da Amazônia que, consequentemente, gere emprego e renda para a nossa população. Eu parabenizo essa equipe de guerreiros que vem trabalhando, não tem sábado e nem domingo para esse pessoal, dia e noite eles estão dentro da nossa floresta protegendo, preservando e, principalmente, mantendo esse patrimônio da nossa população para o Brasil. Se nós não agirmos assim nós vamos perder o domínio desse patrimônio.

Vou ficando por aqui e, mais uma vez, destaco a importância da cooperação de todos na denúncia dos crimes ambientais que ocorrem na nossa floresta. Lembro que para incêndios urbanos ligue no 193, para queimadas rurais denuncie no 080061 8080 ou use o nosso aplicativo os Guardiões da Amazônia.

Meu grande e fraterno abraço a todos e até semana que vem

Notícias Relacionadas »
Comentários »