02/06/2019 às 20h00min - Atualizada em 02/06/2019 às 20h00min

Escola Santa Maria ganha prêmio por iniciativa empreendedora em Macapá

Instituição venceu a categoria Ensino Fundamental com o projeto Caminhada Sustentável e Empreendedora, na primeira edição do prêmio de iniciativa do Sebrae.

Portal Amapá
Professor Vitor Silva Júnior é o responsável pelo projeto premiado Caminhada Sustentável e Empreendedora. (Philippe Gomes/Secom)

A Escola Estadual Santa Maria, localizada no bairro Cabralzinho, na zona oeste de Macapá, ganhou o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Fundamental, com o projeto “Caminhada Sustentável e Empreendedora”. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu  no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá. A solenidade reuniu autoridades, professores, secretários municipais e estaduais de educação, reitores, diretores e coordenadores de ensino fundamental, médio, profissional e superior.

O projeto “Caminhada Sustentável e Empreendedora” trabalha com os alunos a coleta e a reciclagem de matérias, buscando assim, o cuidado do meio ambiente. “Ensinamos eles a fazerem a coleta seletiva do lixo, a limpeza e produção de materiais que poderiam ser reutilizados em outros momentos”, explicou o professor de educação física, Vitor Silva Júnior.

Presente na cerimônia de entrega da premiação, o vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, se pronunciou dizendo que reconhecer e homenagear pessoas que desenvolvem projetos inovadores é de grande importância para que se estimulem outras iniciativas. “Os educadores com a sua didática aperfeiçoam o interesse do empreendedorismo nos alunos das instituições de ensino, onde muitas vezes ajudam na construção de novas oportunidades e, até mesmo empresas”, afirmou. 

Prêmio

Em sua primeira edição, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora estimula e reconhece as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. Os profissionais da educação tiveram que relatar em forma de texto, a experiência empreendedora na instituição onde desenvolvem a iniciativa.

A premiação foi dividida em quatro categorias: ensinos fundamental, médio, profissional e superior. O público-alvo foi professores, secretários de educação, reitores, diretores e coordenadores em todos os níveis de ensino.

Em todo o Brasil foram selecionados 108 trabalhos. O Amapá obteve 38 relatos inscritos, de 25 instituições de ensino, no período de março a abril de 2019, com alcance nos municípios de Macapá, Amapá, Tartarugalzinho, Porto Grande, Mazagão e Santana. Os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com um notebook.

Conforme o cronograma do Prêmio, em maio foi a seletiva estadual; em julho será a seletiva regional e nacional e, em agosto, ocorre a cerimônia oficial de premiação.

Confira a lista de vencedores:

Categoria Ensino Profissional: Instituto Federal do Amapá (Ifap)

Projeto Aula na empresa

Responsável: Yuri Bezerra

Categoria Ensino Superior: Centro Educacional de Ensino de Macapá

Projeto Amazon Shoes – Sapatos Sustentáveis

Responsável: Kelly Dantas

Categoria Ensino Fundamental: Escola Estadual Santa Maria

Projeto Caminhada Sustentável e Empreendedora

Responsável: Valda Nascimento

Categoria Ensino Médio: Instituto Federal do Amapá (Ifap)

Projeto IFISH

Responsável: Lidia Alves de Sousa


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »