12/01/2021 às 12h32min - Atualizada em 12/01/2021 às 12h32min

Covid-19: Fórum Governo e Preituras discute o Plano Estadual de Vacinação no Amapá.

Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 12, no Palácio do Setentrião e discute assuntos como o Plano de Vacinação.

Da Redação
Foto: Maksuel Martins
O Governo do Estado do Amapá realizou nesta terça-feira, 12, o Fórum dos Prefeitos Eleitos e Reeleitos em 2020. O evento aconteceu no Palácio do Setentrião.

O objetivo do encontro foi  tratar de assuntos relacionados à gestão integrada entre municípios e o governo do Amapá, como o sistema de parcerias para o desenvolvimento das cidades, o Plano Estadual de Vacinação contra Covid-19 e o programa de Alfabetização no Tempo Certo, desenvolvido pelo sistema de colaboração, o "Colabora Amapá".


"Os temas comuns para hoje são de urgência. Alguns já vêm sendo tratados com prefeitos anteriores e outros ainda precisam ser organizados e executados. Vamos ouvir a todos os prefeitos e secretários para nivelar o Plano Estadual de Imunização. Vamos seguir o plano nacional, mas também vamos debater e alinhar o estadual”, disse Waldez Góes.

 
O superintendente  de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, apresentou a estratégia e as ações do Amapá sobre o a vacinação contra covid-19 e o alinhamento do Estado com o Plano Nacional de Imunização.



"O Plano Nacional de Imunização estabelece a tripartite para que todas as decisões tenham sincronia com as decisões nacionais. A distribuição e aplicação das vacinas será programada e organizada para acontecer de forma simultânea em todo o país. Temos três vacinas disponíveis: a AstraZeneca, CoronaVac e a Pfizer. As ações sobre a recepção das vacinas e as articulações no entorno disso devem ser sincronizadas, para que tenhamos o máximo de segurança sanitária", afirmou o superintendente.

"Reforço a necessidade de padronizar a ação de imunização. Estamos com um cenário muito preocupante e precisamos atuar. Recebemos o relatório da mutação do vírus e por isso precisamos intensificar a fiscalização das fronteiras, dos aeroportos e das aglomerações. O Plano de Imunização permite que protejamos os mais fracos, mas as medidas de restrição e higiene devem ser mantidas por pelo menos dois anos para superar a pandemia", finalizou Malafaia.

O prefeito de Macapá, explicou que o assunto mais importante a ser tratado nesse momento é o plano de vacinação.



 "Com certeza o Plano de Vacinação é o assunto mais importante a ser tratado neste momento. Concordo que a ação deva ser conjunta entre todas as prefeituras e sugiro que possamos avançar no protocolo de profilaxia entre os grupos prioritários", disse Antônio Furlan, prefeito de Macapá.


Plano de Vacinação

A previsão de execução do Plano Estadual de Vacinação da Covid-19, deve ser colocado em prática entre o fim do mês de janeiro e início de fevereiro o 
 Governo do Amapá vai apresentar às prefeituras o plano, onde estão todas as etapas e estratégias para imunizar os amapaenses. O objetivo do plano é manter a rede estadual preparada para receber, distribuir e aplicar a vacina na população, assim que o Ministério da Saúde (MS) liberar as doses.



 
 

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »