01/02/2021 às 16h49min - Atualizada em 01/02/2021 às 16h49min

Semana Nacional de Prevenção da gravidez na adolescência começa nesta segunda (1) em Macapá/Ap.

Serão ofertados atendimentos com psicólogos, médicos, enfermeiros e nutricionistas.

PMM
Foto: Ilustração

Neste mês de fevereiro acontece a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência e a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), preparou uma programação especial entre os dias 01 e 05 de fevereiro. Os serviços são voltados às adolescentes com faixa etária de 10 a 19 anos.
 

Serão ofertados atendimentos com psicólogos, médicos, enfermeiros e nutricionistas. Todos os agendamentos acontecerão nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro, de 08h às 16h, através dos telefones (96) 99201-1258 e (96) 99185-0867.
 

Devido ao cenário de pandemia, e em cumprimento as normas de distanciamento social, os atendimentos com os psicólogos acontecerão na modalidade online, por chamada de vídeo ou por telefone.
 

O objetivo da atividade é proporcionar um canal aberto para o diálogo e a construção de conceitos relacionados à temática. “Sabemos que as Unidades Básicas de Saúde não fazem parte do fluxo usual de adolescentes, porém, nesta semana, a Semsa mostrará que o município tem estrutura e equipes preparadas para o atendimento multiprofissional deste grupo”, afirma a coordenadora de Atenção Básica do município, Ediane Andrade.
 

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, explica que na adolescência, os jovens passam por mudanças significativas no corpo e por esse motivo é necessário esclarecimento, para evitar uma gravidez indesejada, que pode causar uma série de riscos à saúde da mãe e do bebê.
 

“Atualmente há uma preocupação grande com a saúde das jovens gestantes, que podem desenvolver pressão alta, eclampsia e pré-eclâmpsia durante a gestação”, concluiu a Secretária.


Notícias Relacionadas »
Comentários »