07/06/2019 às 22h00min - Atualizada em 07/06/2019 às 22h00min

Seafro orienta Prefeitura de Calçoene na criação de Coordenadoria de Igualdade Racial

Gestor procurou o governo em busca de orientação para criar o órgão na estrutura administrativa da prefeitura, assim como, um Conselho Municipal.

Portal Amapá
Aluizo de Carvalho em reunião com a equipe da Prefeitura de Calçoene. (Gabriel Penha/Seafro)

O titular da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes, Aluizo de Carvalho, recebeu  o prefeito de Calçoene, Júlio César Buscarons, conhecido popularmente como Júlio Sete Ilhas. Na pauta, a implantação do Conselho Municipal de Igualdade Racial e da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial no município, que fica localizado a cerca de 380 quilômetros da capital, Macapá.

A criação dos dois órgãos servirá para fortalecer a implementação de políticas voltadas à igualdade racial e o combate ao racismo na região. O secretário da Seafro ainda aproveitou para discorrer ao gestor municipal e equipe sobre a recente adesão do Amapá ao Sistema Nacional de Igualdade Racial (Sinapir), ferramenta que tem como principal finalidade a organização e articulação para garantir a implementação de políticas públicas de igualdade racial no Brasil.

“Com essa adesão, os municípios também podem buscar recursos para seus projetos e ações voltados à igualdade racial. Precisamos massificar essa novidade. E Calçoene dá um grande passo ao buscar a criação de órgãos específicos para os afrodescendentes”, assinala Aluizo de Carvalho.

O prefeito Júlio Cesar reiterou a importância de se fortalecer a história e cultura negra de Calçoene, além de ratificar ações de igualdade racial. Lembrou que lá no município, há a comunidade de Cunani, reconhecida e certificada como remanescente quilombola pela Fundação Cultural Palmares.

“Nossa ideia é criar os dois [Conselho e Coordenadoria] para que essas políticas públicas sejam fortalecidas. Assim, buscamos apoio e orientação da Seafro nesse sentido”, ressalta o prefeito.

Uma reunião técnica entre Seafro e Município foi marcada em Calçoene para o próximo dia 14 de junho. Na cidade, serão redigidas as minutas de criação dos dois órgãos, que uma vez finalizadas, serão encaminhadas para votação na Câmara de Vereadores.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »