25/04/2019 às 17h15min - Atualizada em 25/04/2019 às 17h15min

Polícia Civil realiza ações de prevenção e combate à Hipertensão Arterial para policiais civis nesta sexta-feira (26)

A programação terá início às 9 horas da manhã.

Polícia Civil
Delegacia-Geral vai receber a médica cardiologista Maria Adelina Roque Teixeira de Oliveira que irá ministrar uma palestra sobre Hipertensão Arterial. (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA)
A data de 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença considerada a que mais causa mortes em todo mundo. Para marcar a ocasião, a Polícia Civil do Pará, por meio de sua Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), vai promover durante a manhã, desta sexta-feira (26), na Delegacia-Geral, em Belém, um evento voltado a prestar orientações e realizar atendimentos médicos gratuitos de prevenção da doença para policiais civis e demais colaboradores da Instituição Policial. A programação terá início às 9 horas da manhã.
 

No evento, explica a delegada Socorro Bezerra, diretora da DAS, a Delegacia-Geral vai receber a médica cardiologista Maria Adelina Roque Teixeira de Oliveira que irá ministrar uma palestra sobre a doença. Ainda, durante o evento, a DAS irá promover os seguintes serviços de saúde: Testes de glicose e glicemia; verificação de colesterol e aferição da Pressão Arterial.

A data é muito importante para alertar os servidores da Polícia Civil de que é fundamental a conscientização sobre os cuidados básicos com a saúde para evitar a Hipertensão Arterial. 

Estima-se que 25,7% da população brasileira é hipertensa, segundo pesquisa publicada pelo Ministério da Saúde, em 2016, realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

Entre os principais fatores que podem levar à Hipertensão Arterial estão os seguintes: o sobrepeso, o Sedentarismo (deixar de praticar exercícios físicos) e o Tabagismo (dependência química do cigarro e derivados). O consumo excessivo de sal na alimentação também pode levar à doença, pois aumenta os riscos de complicações cardiovasculares.

OUTRAS CAMPANHAS 

A ação de prevenção e combate à Hipertensão Arterial faz parte de uma série de ações voltadas à saúde do policial civil e demais servidores da Polícia Civil realizadas pela DAS. Desde o início deste ano, a Polícia Civil tem promovido o projeto DAS Itinerante que tem como objetivo levar os atendimentos de saúde para o local de trabalho dos policiais civis e servidores administrativos.

Entre os serviços ofertados estão medição de pressão arterial e testes de glicose e glicemia. Além desses atendimentos, a DAS também está levando vacinação às Delegacias de Polícia Civil. Segundo a delegada Socorro Bezerra, a DAS vai promover, no próximo dia 7 de maio, na Delegacia-Geral, uma campanha de vacinação contra a gripe Influenza voltada para policiais civis e demais servidores. Ao todo, 250 doses da vacina serão oferecidas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »