22/02/2021 às 18h31min - Atualizada em 22/02/2021 às 18h31min

Secretaria Municipal de Educação de Macapá/Ap inicia coleta de dados para a segunda etapa do senso escolar 2020.

O instrumento é o principal meio de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.

Ascom/PMM
Foto: PMM

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou na manhã desta segunda-feira (22), os procedimentos da segunda etapa do Censo Escolar 2020 em toda a rede municipal de educação. O instrumento é o principal meio de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Gestores e secretários escolares das escolas públicas de Macapá têm até o dia 31 de março de 2021 para a inserção dos dados dos estudantes no sistema Educacenso.

O secretário municipal de Educação, Almiro Abreu, explica que através do Censo Escolar é possível mapear o alcance das políticas públicas de educação, sobretudo em meio à pandemia da Covid-19.

“É com os dados do Censo Escolar que nós podemos ter o retrato da situação educacional das nossas unidades escolares e traçar estratégias para implementar políticas públicas voltadas para a educação, além de acompanhar a sua efetividade. Então, principalmente agora neste período de pandemia, esses dados serão muito importantes para a criação de um currículo contínuo para o ano letivo 2021”, ressalta o gestor.

O Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. No que diz respeito às escolas públicas municipais de Macapá, a pesquisa estatística abrange a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O chefe da Coordenadoria de Análise de Dados da Semed, Domingos Soares, explica que a coleta de dados é dividida em duas etapas e acontece sempre no início e final do ciclo anual dos calendários letivos.

“A primeira etapa ocorre no ato da matrícula inicial, quando há coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Já a segunda etapa reúne informações sobre a situação de aprovado ou reprovado do estudante e considera os dados sobre transferências, abandono e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo”, explica o coordenador.

Censo
Na primeira etapa, 94 escolas participaram do Censo escolar 2020, com 34.452 alunos declarados. Para a realização das etapas deste processo, cada ator envolvido tem atribuições diferenciadas.

No caso da rede municipal de ensino de Macapá, cabe à Semed treinar os agentes que coordenarão o processo censitário nas respectivas escolas vinculadas, bem como acompanhar e controlar toda a execução do Censo no seu território.

Aos diretores escolares cabe a responsabilidade de inserir no Sistema Educacenso informações no período de 22/02/2021 até o dia 31/03/2021, com base em diários de classe, atas e outros documentos da escola.

Notícias Relacionadas »
Comentários »