13/06/2019 às 14h00min - Atualizada em 13/06/2019 às 14h00min

Jogos Escolares iniciam com disputas de futsal, vôlei e basquete

Etapa municipal reúne 39 escolas públicas e privadas, com a participação de aproximadamente 1,2 mil estudantes.

Portal Amapá
Além de promoveram a integração dos estudantes, Jogos Escolares sevem de seletiva para a etapa regional-nacional, marcada para setembro. (Maksuel Martins / Secom)

Iniciou  em Macapá, a fase municipal dos Jogos Escolares Amapaense 2019, para estudantes na faixa etária de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A competição segue até sábado, 15, com disputas de futsal, basquete, vôlei e handebol, no masculino e feminino. Esta etapa reúne 39 instituições escolares da rede pública e privada, da capital e distritos da zona rural; além de cerca de 1,2 mil alunos-atletas e professores. O evento é realizado pelo governo do Amapá, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Foram realizadas dez partidas de futsal e quatro de basquetebol na faixa de 15 a 17 anos, no masculino. As partidas de futsal ocorrem no ginásio do Trem Desportivo Clube e na quadra da Escola Estadual Deusolina Salles de Farias e os de basquete na quadra da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Para o turno da tarde foram agendadas três partidas de vôlei, para alunos de 15 a 17 anos, no masculino, na quadra da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares (AVT).  

Para o estudante Fabrício Quaresma, 16 anos, que joga futsal pela Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castillo, os jogos servem de integração e também são o caminho para alcançar um objetivo. “Os jogos reúnem estudantes de todas as partes; assim, podemos ver adolescentes da mesma idade praticando esporte. Pessoalmente, tenho uma vontade enorme de ajudar minha equipe a chegar à fase final e quem sabe ser a represente da Amapá nos jogos nacionais”, enfatizou.


 

Basquete e futsal são modalidades diferentes, mas a vontade de vencer é a mesma nos dois esportes. O aluno-atleta Danilo Brito, 16 anos, ala do time de basquete da escola Moderno, mostrou-se motivado com os jogos. “Não é simples e muito menos fácil os Jogos Escolares e observo que tem várias equipes fortes, mas quero tentar mais uma vez ser campeão, algo ainda que não consegui e espero alcançar neste ano, pois é o meu último ano devido ao meu limite de idade da competição”.

Esta fase dos jogos classifica as três primeiras equipes de cada modalidade para a etapa final dos Jogos Escolares, na qual também estarão os times escolares campeões dos demais municípios. Ao campeão de cada modalidade caberá a responsabilidade de representar o Amapá na etapa regional-nacional dos jogos, que ocorrerá em Palmas (TO), no mês de setembro.   

“Os jogos escolares são uma política pública que estamos desenvolvendo junto com a comunidade escolar e também consideramos que é estímulo para os jovens, pois eles serão os representantes do Amapá em uma competição nacional futuramente”, afirmou o chefe de gabinete da Sedel, Fábio Marinho.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »