Em sete dias, a Secretaria de Saúde do DF ativou 110 leitos de UTI e de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) para pacientes com Covid-19. Na sexta-feira (5/3), foram ativados mais 14 leitos – quatro no Hospital de Campanha da Polícia Militar e 10 no Hospital de Ceilândia.
Ainda assim, no momento, há 265 leitos para Covid-19 ocupados e apenas sete vagos na rede pública. Dos leitos disponíveis, quatro são neonatais e apenas três adultos. Outros 13 estão bloqueados ou aguardando liberação.
Até as 11h30 desta segunda, a lista de espera por UTI na rede pública tinha 76 pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. Destes, apenas um está confirmado como pediátrico.
Já a rede privada de saúde está com taxa de ocupação de 92,41% na manhã desta segunda-feira. Os dados foram atualizados às 11h10. São 221 leitos de UTI Covid ocupados, 18 disponíveis (todos adultos) e um bloqueado.
Apesar de afirmar, nesse sábado (6/3), que o Distrito Federal está entre as unidades federativas com maior taxa de infecção do novo coronavírus, o governador Ibaneis Rocha (MDB) liberou as aulas presenciais nas escolas particulares e as academias de ginástica a retomarem as atividades nesta segunda-feira (8/3).
Em 28 de fevereiro, o GDF impôs algumas restrições na área econômica da capital, para tentar diminuir a transmissão do vírus. A pretensão do governador era de manter as atividades fechadas por 15 dias. Contudo, em menos de uma semana, Ibaneis liberou escolas privadas e academias, com o novo decreto publicado na sexta-feira (5/3).