A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) apresentou relatório da ação de triagem e monitoramento realizada no Aeroporto Internacional de Macapá no mês de fevereiro. Foram 11.824 passageiros que passaram pela aferição de sintomas clínicos e temperatura.
A equipe é formada por enfermeiros e agentes de saúde, além de um médico que fica de sobreaviso para qualquer necessidade. O serviço é executado durante todo o dia abrangendo os voos em todos os turnos. Quando algum passeiro apresenta sintomas é solicitado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a condução dele até a unidade de saúde mais próxima.
“A equipe da SVS vem fazendo esse trabalho diariamente. É uma barreira sanitária que tem o objetivo de identificar pessoas que chegam a Macapá com sintomas da covid-19. Entretanto, as medidas de proteção individual e evitar aglomerações é fundamental para continuar o combate à pandemia", explicou Helba Farias, técnica responsável pela equipe do Aeroporto.
Devido a situação epidemiológica da pandemia, que apresenta alto risco no Amapá, a triagem continuará como uma medida de contenção a novos casos da covid-19, oriundos de outros estados.