O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anunciou na tarde desta terça-feira (09), o Decreto Municipal nº 2.171/2021 – PMM, com medidas mais rígidas a fim de evitar aglomerações de pessoas e, com isso, reduzir a transmissão do novo coronavírus. O documento municipal está em consonância com o decreto estadual nº0775, de 09 de março de 2021. As regras entram em vigor já nesta terça-feira, com validade até o dia 15 de março.
As determinações têm validade de sete dias e, de acordo com Dr. Furlan, as medidas se tornaram mais rígidas devido ao novo cenário que o município enfrenta. “No momento, estamos na classificação de alto risco, que indica a sinalização vermelha para a doença. Isso requer medidas mais fortes para desacelerar a evolução do vírus. Também vamos intensificar nossas fiscalizações e contamos com a compreensão da população”, ressaltou.
Suspensão
De acordo com o documento, estão suspensas as atividades que geram aglomeração de pessoas, como bares, casas de show, centros culturais, cinemas, atividades de lazer em clubes e balneários, competições de esportes coletivos em estádios de futebol, ginásios e quadras poliesportivas.
Proibições
O decreto proíbe a circulação de pessoas em vias públicas de 21h às 5h, todos os dias. Apenas pessoas em deslocamento para o trabalho ou usuários dos serviços essenciais de saúde poderão circular nas ruas.
O decreto estipula ainda a Lei Seca, que impede o consumo de bebida alcoólica em espaços públicos e privados, ruas, calçadas, praças e balneários.
Comércio e serviços
Comércio e serviços funcionarão de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, com exceção de alguns segmentos que poderão funcionar 24h, tais como, farmácias, funerárias, chaveiros e outros.
Fim de semana
Atividades econômicas classificadas como não essenciais estarão suspensas a partir das 20h do dia 12 (sexta) até às 5h do dia 15 de março (segunda).
Delivery
Neste período, os serviços de entregas domiciliares de alimentação estão habilitados a funcionar de segunda a domingo, das 7h às 00h.
Shoppings Centers
A partir do decreto, os shoppings centers, galerias comerciais e similares funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.