13/03/2021 às 11h47min - Atualizada em 13/03/2021 às 11h47min
Secretaria de Saúde do Estado suspende exames laboratoriais e cirurgias eletivas
Procedimentos de urgência seguirão funcionando normalmente.
Ascom/Gea
Foto: Arquivo/Sesa O aumento no número de internações pelo coronavírus fez com que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) suspendesse a realização de cirurgias eletivas, consultas e exames laboratoriais especializados. A determinação publicada por meio da portaria Nº 0136/2021 tem validade a partir do dia 12 de março e poderá ser estendida de acordo com a situação epidemiológica e a taxa de ocupação de leitos de UTI e clínicos dedicados ao tratamento da covid-19.
A medida possibilita contingenciar os insumos diante da situação de colapso do sistema de saúde e em conformidade ao decreto do Governo do Estado, publicado em 9 de março de 2021, determinando medidas de proteção à vida.
As cirurgias eletivas são procedimentos que permitem adiamento e remarcação por não causarem agravamento à enfermidade do paciente a curto prazo, não serem casos de urgência ou emergência e/ou não decorrerem de contaminação por covid-19. Ainda segundo a Sesa, as cirurgias adiadas serão remarcadas após a paralisação de 15 dias.