16/03/2021 às 16h42min - Atualizada em 16/03/2021 às 16h42min

GO confirma 1ª morte por variante da Covid. Idosa era do Entorno do DF

Mulher de Águas Lindas tinha variante de Manaus. Óbito foi confirmado no Hospital Regional de Ceilândia. Cepas têm transmissão comunitária

Com informações Metrópoles
Foto: REUTERS/Bruno KellY Reuters
Uma idosa de 60 anos, moradora de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, morreu depois de ser contaminada pela variante de Manaus do novo coronavírus. A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES) confirma a informação e alerta que centenas de moradores da região e de outras cidades goianas já foram contaminados, em transmissão comunitária, pelas cepas mais transmissíveis e mortais.

A SES de Goiás informou ao Metrópoles que a mulher é a primeira moradora do estado a ter morte por complicações de uma nova variante do vírus. Preocupado com o avanço da doença, nesta terça-feira (16/3), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou que o estado puxará para si a definição de regras restritivas.

A superintendente estadual de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, confirmou, nesta terça, a morte da idosa, que foi registrada do Hospital Regional de Ceilândia, e a transmissão comunitária por variantes de Manaus e do Reino Unido. Esta última, segundo estudo de Londres, aumenta em 61% o risco de morte.

Caso da idosa

Somente neste mês, o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) enviou à secretaria de Saúde de Goiás o resultado do exame de sequenciamento genético que comprovou a morte da idosa por causa da nova variante. Ela não teve o nome divulgado.

 

De acordo com relatório de óbito, no dia 5/2, a idosa começou a sentir obstrução nasal, dor de cabeça, febre e dispinéia. Dois dias depois, ela buscou o primeiro atendimento em hospital de Brasília. Em seguida, segundo o documento, foi orientada a voltar para casa.

No dia 12/2, ela começou a sentir falta de ar de repente e sofreu para cardiorrespiratória enquanto era levada de carro pela família de Águas Lindas para o Hospital Regional de Ceilândia, onde foi confirmado o óbito.


 
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »