O corpo do empresário José Paulo Batista de Souza, de 63 anos, conhecido como Paulo Queiroga, morto pela Covid-19 nesta terça-feira (16), foi entregue e sepultado por outra família.
O empresário estava internado em estado grave há uma semana no Centro Covid do Hospital Universitário de Macapá, e ontem (16) a família foi informada que ele morreu.
O funcionário da funerária responsável pela remoção do corpo do HU conhecia Paulo e identificou que o cadáver entregue não era o do empresário.
Os familiares descobriram que o corpo dele havia sido trocado com outra vítima e enterrado horas antes por outra família.
"A funerária chegou aqui para pegar o corpo do meu irmão e quando chegou lá o corpo dele não estava. E eles ainda disseram 'leva esse aí, ninguém vai ver o corpo mesmo'. Como o pessoal da funerária é nosso amigo, nos avisou", relatou Conceição Queiroga, irmã de Paulo.
Ainda na noite desta terça-feira, o erro foi reparado. O corpo de Paulo Queiroga foi desenterrado e levado novamente ao HU, onde a troca foi feita novamente e as famílias puderam enterrar seus entes de forma correta.
"Ele estava internado em estado grave, ontem teve uma melhora e hoje recebemos essa notícia e o pior que tão ruim, dolorosa, o pior foi levarem o corpo sem a gente saber, para onde, e agora que conseguiram trazer o corpo para identificação", completou Conceição.
Em nota a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), responsável pelo Centro Covid do HU, informou que vai instaurar processo administrativo para apurar e responsabilizar agentes públicos e privados no que foi classificado como "falha de protocolo".