22/03/2021 às 14h17min - Atualizada em 22/03/2021 às 14h17min

Venezuela se colocou à disposição para ajudar AP com oxigênio, diz senador Randolfe Rodrigues.

O embaixador da Venezuela Alberto Castellar garantiu apoio na questão para Macapá e para o Amapá.

Com informações Uol
Foto: Antonio Cruz /EBC
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse hoje que o governo da Venezuela se colocou à disposição para ajudar no fornecimento de oxigênio para o Amapá.

Em uma rede social, o parlamentar disse que conversou com o embaixador da Venezuela Alberto Castellar e ele garantiu apoio na questão para Macapá e para o Amapá.

“O governo venezuelano se colocou à disposição para ajudar no fornecimento de oxigênio. Precisamos que o governo brasileiro mobilize a logística para trazer o oxigênio até Macapá", disse ele, acrescentando que iria conversar com o prefeito da cidade, Dr. Furlan (Cidadania), e com o governador Waldez Goés (PDT) para que pudessem estabelecer o contato entre eles e o governo venezuelano.

Em janeiro, a Venezuela enviou uma carga de oxigênio para Manaus, à época castigada por uma nova onda da pandemia de covid-19, com hospitais registrando colapso.

Ontem, Randolfe disse que, além de acionar o STF (Supremo Tribunal Federal), também protocolou uma representação no MPF (Ministério Público Federal), solicitando que providências sejam tomadas para evitar o colapso da distribuição de oxigênio em Macapá.

Segundo o senador, foi solicitada a criação de uma usina de oxigênio na capital e que o Ministério da Saúde contrate usinas com capacidade de produção de oxigênio.

Segundo relatório publicado hoje pelo Ministério Público do Amapá, há 39 pacientes na fila de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 21 na fila para enfermaria.

Notícias Relacionadas »
Comentários »