Os dados do SIVEP-Gripe consideram o período entre os dias 1 de janeiro a 22 de março de 2021, com o objetivo de comparar com o período antes da circulação da nova variante do vírus, o P1 – que é considerado um agravante para os casos.
A alta de casos em jovens e adultos até 59 anos pode estar relacionada também ao desrespeito às medidas de proteção, como aglomerações.
Já amapaenses na faixa etária de 30 a 59 anos lideram o levantamento como os que mais ocuparam leitos hospitalares nos três primeiros meses desse ano.
Seguindo com números em queda, os idosos têm aparecido cada vez menos nas estatísticas de internação pela covid-19, assim como no percentual de óbitos. Essa queda pode estar associada ao início das vacinações de profissionais da linha de frente e de idosos.
A recomendação é que as medidas de lockdown sejam cumpridas, principalmente entre os mais jovens. Os procedimentos de higienização e utilização da máscara devem ser constantes. Viseiras também são recomendadas para as pessoas que utilizam transporte público ou necessitem sair de casa.