27/03/2021 às 18h54min - Atualizada em 27/03/2021 às 23h43min
Artigo: A importância do Programa Calha Norte para o Brasil
Foto: Romerio Cunha/VPR.
Minhas amigas e amigos da Amazônia, é sempre uma satisfação muito grande estabelecer esse diálogo com todos vocês.
Hoje vou fala sobre um programa que é de extrema importância para a Amazonia, que é o programa Calha Norte. Ele é voltado para o desenvolvimento e segurança da região que fica ao norte dos rios Solimões e Amazonas.
Para falar mais sobre esse programa conversei com o diretor do Programa Calha Norte, General de Divisão Ubiratam Poty. Destaco que o general tem uma vasta experiencia na Região da Amazonia, porque prestou serviços na área e fala sobre o que conhece.
O programa Calha Norte foi criado há 36 anos, durante o governo do ex-presidente José Sarney e atua nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil, abrangendo 10 estados da federação e 442 municípios, sendo que 169 municípios estão em área de fronteira.
O General Poty me falou que divide a missão do programa em dois grandes eixos. Um eixo voltado para contribuir com a manutenção da soberania nacional e da integridade territorial brasileira. O outro eixo é voltado para contribuir com a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável em sua área de atuação.
Para contribuir com a manutenção da soberania nacional e da integridade territorial brasileira, me explicou o general, as ações são executadas por intermédio de transferência de recursos orçamentários da União, diretamente aos comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica com vistas a melhoria da infraestrutura nas áreas de defesa do nosso território.
No eixo de promoção de desenvolvimento ordenado e sustentável o programa executa suas ações mediante transferência voluntaria de recursos orçamentários, provenientes de emendas parlamentares, por meio de convênios firmados entre o Ministério da Defesa, os estados e municípios, abrangidos pelo programa, para atendimento de projetos de infraestrutura básica complementar e para aquisição de veículos, maquinas e equipamentos
O Programa Calha Norte está alinhado com o tríplice objetivo perseguido pelo Conselho Nacional da Amazonia que é contribuir para a proteção, preservação e desenvolvimento da região.
A população atendida pelo programa está, em grande parte, localizada em áreas rurais, engloba cerca de 85% da população indígena brasileira e por agricultores familiares, pequenos produtores rurais, sendo assim o programa contribui para o fortalecimento da economia local, mantendo seu nível de atividades concorrendo para o desenvolvimento dessas regiões.
O General Poty me falou que, para se ter uma ideia de valores envolvidos, em 2020 no conjunto das atividades executadas destacam-se investimentos de cerca de R$ 192 milhões, em obras, maquinas e equipamentos.
Para o biênio 2021/2022, a entrega de obras, maquinas, veículos e equipamentos será da ordem de R$ 370 milhões.
O general citou alguns produtos do programa, entre eles está, edificações de pequenas escolas nas áreas rurais, sedes de prefeituras, centros comunitários, feiras, mercados populares, instalações que tem impacto direto no pequeno produtor rural.
Construção de estradas vicinais, pavimentação de ruas e avenidas, obras de acesso como pontes e passarelas, obras de drenagem urbana, implantação de redes elétricas, redes de abastecimento de água, construção de estádios, praças, também foi citado.
O programa coopera com a defesa nacional, com ênfase na faixa de fronteira, coopera com a promoção do desenvolvimento sustentável em áreas carentes, com a fixação da população local na sua região, gerando emprego e renda, fortalecendo a cadeia produtiva e melhorando a qualidade de vida de mais de 15,8 milhões de brasileiros.
As explicações do general são claras sobre as grandes finalidades e o grande trabalho que o Programa Calha Norte vem fazendo, bem como os recursos que vem sendo empregados no sentindo de melhorar a infraestrutura logística, bem como a questão socioeconômica desses pequenos municípios do interior da Amazonia.
A imensa maioria dos brasileiros desconhece que em alguns lugares só se chega ou por embarcação ou por pequenas aeronaves, nós que temos uma vida dedicada à Amazonia compreendemos isso e, é importante que o restante do Brasil tome consciência de como se vive em 60% do nosso território.
Termino aqui desejando a todos uma ótima semana e lembrando que ainda estamos vivendo a questão da pandemia, as vacinas estão chegando, pouco a pouco todos nós seremos vacinados, mas até que isso ocorra vamos usar máscaras, higienizar as mãos, vamos evitar as aglomerações, não é momento de festas e confraternizações.
Brevemente estaremos vacinados e liberados para voltar ao nosso modo normal de vida, mas tenham paciência. Muito obrigada
Um forte e fraterno abraço em tosos e até a próxima semana