29/03/2021 às 11h12min - Atualizada em 29/03/2021 às 11h12min

Estabelecimentos de Macapá/Ap e Santana/Ap são fiscalizados em fim de semana de lockdown

A operação integrada com as forças de segurança vai percorrer ruas das cidades diuturnamente.

Ascom/Gea
Foto: Ascom/SVS

Com as medidas de proteção à vida em vigor, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, realizam operação integrada de fiscalização em Macapá e Santana durante todo o fim de semana. A ação tem percorrido as ruas para acompanhar o cumprimento do decreto estadual, que restringe o horário de funcionamento de diversos estabelecimentos como supermercados, mini-box e padarias.

Inicialmente o intuito da fiscalização é educativo, entrentanto, se houver persistência no descumprimento, haverá punições de acordo com a lei.

As medidas foram instituídas no decreto estadual e valem até o dia 31 de março, colocando todo o Amapá em lockdown. Segundo os comitês de saúde e vilância sanitária, as regras adotadas tem como principal objetivo evitar aglomerações de cidadãos nas ruas e estabelecimentos comerciais, dificultando a propagação do vírus da covid- 19.

"Estamos encontrando empecilhos, já que alguns comerciantes, por exemplo, insistiram em abrir seus estabelecimentos. Mas estamos de olho para orientá-los sobre as normas do decreto", informou Luís Carlos, agente de saúde da SVS.

A operação vai ocorrer nos três turnos e denúncias de aglomerações podem ser feitas pelo telefone 190.


Notícias Relacionadas »
Comentários »