18/06/2019 às 06h00min - Atualizada em 18/06/2019 às 06h00min

Sempre vale a pena parar de fumar

Em vídeo, Tânia Cavalcante, secretária-executiva da Comissão Nacional para o Controle do Tabaco, fala sobre os benefícios de parar de fumar

Saúde Brasil
Os fumantes apresentam risco 10 vezes maior de contrair câncer de pulmão, cinco vezes maior de serem vítimas de infarto duas vezes maior de sofrer derrame cerebral. (Saúde Brasil)
Em vídeo, Tânia Cavalcante, secretária-executiva da Comissão Nacional para o Controle do Tabaco, fala sobre os benefícios de parar de fumar

Diversas campanhas mundiais, nacionais ou mesmo regionais alertam a população do quanto o cigarro pode ser nocivo à saúde. Os fumantes apresentam risco 10 vezes maior de contrair câncer de pulmão, cinco vezes maior de serem vítimas de infarto e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral.

“Sempre vale a pena parar de fumar. Sintomas de doenças que tendem a ser progressivos, estacionam com o abandono do vício do cigarro. A ação irritativa da fumaça não vai mais agravar o quadro respiratório que aquela pessoa tiver”, afirma Tânia Cavalcante, secretária-executiva da Comissão Nacional para o Controle do Tabaco em vídeo produzido pela equipe da plataforma Saúde Brasil. “Parar de fumar ajuda na respiração, na circulação, na pressão sanguínea e até no paladar”, completa.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar. Procure centros ou postos de saúde ou a Secretaria de Saúde do seu município para informações sobre locais e horários de tratamento. Ou consulte a Coordenação de Controle do Tabagismo na Secretaria de Saúde de seu estado. 



Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »