25/04/2019 às 21h30min - Atualizada em 25/04/2019 às 21h30min

Unidade oncológica em Tucuruí faz 3 anos e recebe a comunidade

A Unacon é administrada pelo INDSH.

Agência Pará
Visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos da equipe multiprofissional. (Reprodução/Facebook)
Em comemoração ao aniversário de três anos da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho – Unacon Tucuruí, no sudeste paraense, o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) fez programação especial com abertura para visitação à unidade pela comunidade, mediante o agendamento prévio, com o intuito de estreitar e fortalecer o relacionamento com a sociedade, sobretudo, para repasse de informações na prevenção do câncer.

Nesta quinta (25), a equipe da Unacon recebeu um grupo de universitários do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Pará (IFPA) de Tucuruí para apresentar as instalações da unidade. Os estudantes percorreram todos os setores, entre eles a ala da Quimioterapia, onde a visita foi conduzida pela enfermeira Juliana Lima de Oliveira.

Em seguida, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos da equipe multiprofissional. A fisioterapeuta Gabriela Moraes executava atividade com os usuários como parte da programação comemorativa pelo aniversário da Unacon. O setor da Radioterapia foi apresentado pelo físico-médico Breno Ferreira. Os acadêmicos conheceram de perto todas as etapas do tratamento e, um deles, até serviu de personagem para mostrar o uso de equipamentos no tratamento do câncer.

O voluntário da demonstração foi estudante Thiago Medeiros, que ajudou o físico-médico a exemplificar como funciona o acelerador linear. “O conhecimento que tivemos hoje vai acrescentar muito ao conteúdo que estamos vendo no IFPA. Foi maravilhoso conhecer a Unacon e saber um pouco mais sobre o tratamento do câncer e que uma instituição da saúde tão conceituada está implantada em Tucuruí”, disse o estudante.

Breno Ferreira ressaltou a importância dessa aproximação com a comunidade, principalmente com instituições de ensino. “Estarmos com  alunos do curso de Ciências Biológicas é maravilhoso, pois, futuramente esses alunos poderão fazer parte da nossa equipe. Eles demonstraram interesse com perguntas, tirando suas dúvidas. Isso mostrou que a área oncologia despertou o interesse neles”, ressaltou o especialista.

Como representante do Instituto Federal do Pará (IFPA) e acompanhante da turma, a enfermeira Taynara Cunha, agradeceu pela recepção e oportunidade dessa aula prática para os alunos. ” A gente, enquanto IFPA, só tem a agradecer à equipe da Unacon pela forma como fomos recebidos. Essa visita foi muito importante para os alunos e, com certeza, vai contribuir muito para o aprendizado deles”, destacou. As visitas continuam durante todo o mês de maio.

Gestão

No primeiro trimestre deste ano, a equipe multidisciplinar da Unacon fez 7.374 atendimentos, que impactaram positivamente nos indicadores que demonstram a importância da Unacon para uma assistência oncológica cada vez mais efetiva e segura no sudeste paraense. Os resultados refletem o empenho da equipe estimulada pela gestão compartilhada.

A Unacon é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e presta assistência de alta complexidade em oncologia aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade oncológica foi implantada com a finalidade de ampliar e assegurar assistência integral a pacientes portadores de câncer nas regiões do Lago, Carajás e Araguaia, área que abrange 38 municípios e cerca de 1,8 milhão de habitantes, oferecendo aos pacientes da região a possibilidade de fazer o tratamento mais perto da família.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »