03/04/2021 às 15h18min - Atualizada em 03/04/2021 às 15h18min

Covid-19: Prefeitura de Macapá/Ap anuncia novo cronograma de vacinação para trabalhadores da saúde, idosos e profissionais das forças de segurança.

O calendário corresponde ao período entre os dias 05 e 07 de abril, onde ocorrerá a aplicação da segunda dose em trabalhadores da saúde e idosos de 70 a 79 anos.

Ascom/PMM
Foto: PMM

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anunciou durante coletiva de imprensa realizada neste sábado (03), o novo cronograma de vacinação contra a Covid-19 no município. O calendário corresponde ao período entre os dias 05 e 07 de abril, onde ocorrerá a aplicação da segunda dose em trabalhadores da saúde e idosos de 70 a 79 anos. Na ocasião, Dr. Furlan enfatizou que o novo cronograma vacinal também atenderá a primeira dose para quilombolas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

“Das 11.115 mil doses que recebemos na sexta-feira, 580 doses são destinadas a novas pessoas. As 10.535 mil doses serão ofertadas para segunda dose de trabalhadores da saúde, idosos de 70 a 79 anos, quilombolas e equipe das forças de salvamento’’, ressaltou.

A vacinação segue o Plano Municipal de Imunização, executado pela Secretária Municipal de Saúde (Semsa). A ação acontecerá de segunda (05) a quarta-feira (07), das 9h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Marabaixo, São Pedro, Coração, Congós, Fazendinha, Pacoval e Novo Horizonte. Além desses pontos, será possível ter acesso ao imunizante em quatro pontos de drive-thru, que ficarão localizados na Praça Floriano Peixoto, no início da Rodovia do Curiaú, no estacionamento do Estádio Zerão e Policlínica.

Quilombolas
Durante a coletiva, a subsecretária municipal de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço, destacou que a vacinação também será feita nas comunidades quilombolas, pois este grupo prioritário está contemplado no Plano Nacional de Imunização.

“Não estamos esquecendo dos quilombos. A vacinação nas comunidades quilombolas está prevista para segunda-feira (05), quando atenderemos o Abacate da Pedreira. Nesta localidade vamos vacinar pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos’’, afirmou.

Forças de Salvamento
Das 11.115 doses de vacinas referentes a esta etapa, 360 são direcionadas às forças de segurança e salvamento. A primeira dose para este grupo será ofertada na segunda-feira (05), no quartel da Polícia Militar. A ação seguirá uma lista de prioridade disponibilizada pelo grupo, que terá a supervisão da Semsa.

Programa Comida na Mesa
Além do novo cronograma vacinal, Dr. Furlan anunciou o envio do Projeto de Lei do Programa Comida na Mesa para a Câmara de Vereadores. A proposta objetiva distribuir 10 mil cestas básicas para a população em vulnerabilidade social.

“A Prefeitura de Macapá lança hoje essa campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis na vacinação, para as pessoas que tiverem condições e disponibilidade a ajudar. Essa não é uma ação é obrigatória e nem condicionante. A nossa intenção é fazer a distribuição aos grupos com vulnerabilidade social”, explicou.

Confira abaixo o novo cronograma vacinal
Segunda – 05/04
2ª dose dos trabalhadores da saúde
2ª dose dos idosos de 75 a 79 anos
1ª dose dos profissionais das Forças de Segurança
1ª dose para moradores do Abacate da Pedreira (50 a 59 anos)

Terça – 05/04
2ª dose dos trabalhadores da saúde
2ª dose dos dos idosos de 70 a 74 anos

Quarta – 06/04
2ª dose dos trabalhadores da saúde
2ª dose dos dos idosos de 70 a 74 anos


Notícias Relacionadas »
Comentários »